No que diz respeito à função de organização, julgue o item.N...
No que diz respeito à função de organização, julgue o item.
Na cultura organizacional, as pressuposições básicas
constituem o primeiro nível da cultura, o mais
superficial, visível e perceptível, e incluem os produtos,
os serviços e os padrões de comportamento dos
membros da organização.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assim, para melhor entendermos essa cultura, podemos apresentá-la em várias camadas com diferentes níveis de profundidade e arraigamento. Quanto mais profunda a camada, tanto maior a dificuldade de mudar ou transformar a cultura. Segundo Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos.
O primeiro nível, artefatos, caracteriza-se pela camada mais superficial e visível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São representados pelos símbolos, pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços e até mesmo nas maneiras como as pessoas se tratam. O segundo nível, valores, nem sempre é possível visualizá-lo com facilidade, pois representa a camada intermediária. Esse nível caracteriza-se pelos valores, normas, estratégias, objetivos, ideologias e filosofias. “São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais os colaboradores da empresa fazem o que fazem dentro dela. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros, os valores podem ser evidenciados a partir dos ritos existentes na empresa" (Schein, 1990). O terceiro nível, e o mais profundo, geralmente não é possível observá-lo com facilidade. Nesse nível encontram-se as crenças inconscientes, as percepções e os sentimentos das pessoas. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.
GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
FONTE:
SCHEIN, E. H. Organizational culture. American Psychologist, 1990.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E
Na concepção de Chiavenato (2010),os aspectos formais e informais da cultura organizacional podem ser analisados, classificados e detalhados em três níveis:
• Primeiro nível – nível dos artefatos visíveis: comportamentos e criações. Dentro de uma visão ampla, a cultura é vista como os valores e as expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, as lendas, os rituais e as cerimônias. São apenas os sintomas da cultura, seus artefatos visíveis; o que realmente importa são as premissas básicas que estão por trás dessas aparências, isto é, aquilo que justifica os valores e as expectativas.Constituem o nível da cultura mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar.
Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização.
Fonte: PDF GESTÃO DE PESSOAS Cultura e Motivação Prof. Adriel Sá .Gran Cursos.
Níveis da Cultura A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:
1.Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
2. Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justicar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
3. Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
Fonte: Administração Geral para Concursos ,Rodrigo Rennó .
GABARITO: ERRADO
Robert Schein, importantíssimo autor da Gestão de Pessoas, subdividiu a Cultura Organizacional em três níveis:
1 - Artefatos (parte visível da Cultura de uma organização)
2 - Valores (guias do comportamento e da moral corporativa)
3 - Pressupostos Básico (premissas iniciais, aceitas por todos de forma intuitiva e inconsciente)
Para Robert Schein, o primeiro nível da cultura organizacional seria composto pela parte visível e diretamente identificável de seus elementos. Por exemplo, o comportamento organizacional, a a forma de vestir dos colaboradores, a maneira de se comunicar, interna e externamente, os documentos padronizados, as metodologias de trabalho. Em resumo, todos os elementos diretamente observáveis e imediatamente reconhecíveis são artefatos.
O segundo e o terceiro níveis são composto por elementos não observáveis de forma direta e objetiva. A diferença fundamental entre eles é que o segundo nível, valores, é composto de premissas mais racionais, nas quais as decisões são tomadas de forma intencional. Por exemplo, a sustentabilidade é um valor que se constitui sobre bases objetivas (questões ambientais, economia de insumos, obrigações legais).
Já o pressupostos básicos,terceiro nível da cultura organizacional, é composto de premissas há muito internalizadas, caracterizadas por decisões instantâneas e automáticas. Um empresa que sempre teve problemas com fornecedores internacionais tende a refutar, inconscientemente, a oferta de fornecedores de outros países.
FONTE: QC
Questão tratando dos níveis da cultura organizacional segundo e a diferença entre cada um deles.
Schein infere que qualquer cultura tem um nível mais visível, bem como mais profundo. Ele descreve os seguintes, do mais visível ao mais profundo:
1) ARTEFATOS: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.
2) VALORES COMPARTILHADOS: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.
3) PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. são elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação.
GABARITO: ERRADO
Os artefatos são primeiro nível
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo