Sobre o controle bibliográfico, pode-se dizer que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Controle Bibliográfico é um processo essencial na Biblioteconomia, cujo objetivo principal é garantir que a produção intelectual, em diferentes suportes, seja organizada, acessível, recuperável e preservada. Vamos analisar cada uma das alternativas para compreender melhor o tema.
Alternativa C: Esta alternativa está correta porque descreve de forma clara e precisa o que é o controle bibliográfico. Ele realmente permite o acesso à informação de forma organizada, facilita sua recuperação bibliográfica e física, e contribui para a sua preservação. O controle bibliográfico é um dos pilares para o funcionamento eficiente de bibliotecas e serviços de informação, garantindo que os usuários possam encontrar e utilizar as informações de que necessitam.
Alternativa A: Esta alternativa está incorreta. O Controle Bibliográfico Universal (CBU) não foi instituído pela Agência Nacional Bibliográfica em 1977 para padronizar os OPACs (Online Public Access Catalogs). Na verdade, o conceito de Controle Bibliográfico Universal surgiu de esforços internacionais, coordenados principalmente pela UNESCO, visando a padronização e disseminação de informações bibliográficas em nível global, não limitado a apenas OPACs.
Alternativa B: Esta alternativa também está incorreta. O controle bibliográfico não foi introduzido na literatura biblioteconômica por Wersig e Neveling em 1975. O conceito de controle bibliográfico é muito mais antigo e remonta a esforços anteriores, como o desenvolvimento de catálogos e sistemas de classificação. O artigo mencionado não é o responsável pela introdução do conceito na literatura.
Alternativa D: Esta alternativa está incorreta. O depósito legal é, em geral, uma exigência para todas as publicações produzidas em um território nacional, dependendo da legislação de cada país. O objetivo do depósito legal é preservar a produção intelectual de uma nação, e não é restrito a algumas publicações específicas. Ele abrange livros, periódicos, e em alguns casos, materiais audiovisuais e digitais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Campello (2006, p. 4):
[...]. Para ser 'acessada', a informação precisa estar organizada, isto é, disposta de forma a poder ser recuperada (bibliográfica e fisicamente) e, ao mesmo tempo, precisa ser preservada, isto é, conservada e mantida para que pssa ser continuamente utilizada.
Gab. C
A) As diretrizes foram propostas pela UNESCO em 1977. (CAMPELLO, 2006, p. 12)
B) Há um texto chamado "The cybernetics of bibliographic control: Toward a theory of document retrieval systems" de 1980 (Não sei dizer se esse texto introduziu o CBU na literatura, mas considerando que em 1980 as diretrizes já estavam até propostas, é possível inferir que não)
Fonte: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.4630310105
C) Correta, conforme citação da colega acima
D) Segundo Campello (2006, p. 32):
"Depósito legal é a exigência, definida por lei, de se efetuar a entrega a um órgão público (geralmente a biblioteca nacional) de um ou mais exemplares de toda a publicação editada em um país, considerando seus limites geográficos. Constitui uma das formas mais utilizadas para captar material para a elaboração da bibliografia nacional e formar a coleção que propiciará a preservação da herança cultural do país."
Fonte das letras A e D:
CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
Gabarito: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo