Referente ao queijo prato, sua correta definição é:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2714070 Veterinária

Referente ao queijo prato, sua correta definição é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a definição correta do queijo Prato, um tema que envolve conhecimentos específicos sobre tecnologia de produtos de origem animal, mais especificamente sobre queijos, que são alimentos amplamente consumidos e têm várias classificações.

Tema central da questão: A questão busca verificar o entendimento sobre o processo de produção e definição correta do queijo Prato, que é um tipo de queijo brasileiro muito apreciado. Conhecer suas características e métodos de produção é essencial para profissionais da área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Resumo teórico: O queijo Prato é um queijo maturado, que passa por um processo de coagulação do leite mediante o uso de coalho ou enzimas coagulantes apropriadas. Este processo pode ser complementado pela ação de bactérias lácticas específicas. Segundo a legislação brasileira, o queijo Prato deve seguir essas especificações para ser categorizado corretamente. As informações principais podem ser encontradas em normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Alternativa correta: A

A definição apresentada na alternativa A está correta porque descreve o queijo Prato como um queijo maturado, obtido pela coagulação do leite com coalho e/ou enzimas coagulantes, complementada ou não pela ação de bactérias lácticas específicas. Esta descrição está em conformidade com as normativas existentes, como a Instrução Normativa nº 30, de 26 de junho de 2001, que estabelece padrões de identidade e qualidade para queijos no Brasil.

Análise das alternativas incorretas:

B - Esta alternativa descreve um processo de filagem de massa acidificada, que é característico de queijos como a mussarela, não o queijo Prato. Portanto, não está correta.

C - A menção de que o queijo Prato é comercializado normalmente com até 10 dias de fabricação não condiz com as práticas reais e regulamentações de maturação do queijo Prato, que não têm tal limitação específica de tempo.

D - Nesta alternativa, o queijo é erroneamente classificado como queijo fresco, e o uso de soro-fermento não é uma característica típica do processo de fabricação do queijo Prato.

E - Esta alternativa assume que todas as opções estão corretas, o que não é verdade, conforme analisado nas opções B, C e D.

Entender essas nuances é fundamental para a correta interpretação e resolução de questões em concursos públicos na área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo