Sabe-se que o Modelo de Excelência em Gestão Pública é b...
Sabe-se que o Modelo de Excelência em Gestão Pública é baseado em dois pilares principais, a saber, os princípios constitucionais e os fundamentos da gestão contemporânea, e que esse conjunto de princípios e fundamentos orienta as 8 dimensões da gestão pública. A respeito das 8 dimensões do modelo citado, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Gab. B
1º BLOCO: Planejamento – é constituído das quatro primeiras partes do Modelo: 1. Governança, 2. Estratégia e planos, 3. Cidadão-usuário, 4. Interesse público e Cidadania. Essas partes movem a organização e lhe dão direcionalidade estratégica.
2° BLOCO: Execução – é constituído das partes 6. Pessoas e 7. Processos. Esses dois elementos representam o centro prático da ação organizacional e transformam finalidade e objetivos em resultados.
3° BLOCO: Resultados – representa o controle, pois apenas pelos resultados produzidos pela organização é possível analisar a qualidade do sistema de gestão e o nível de desempenho.
4º BLOCO: Informação e conhecimento – representa a inteligência da organização. Este bloco dá ao órgão/entidade capacidade de corrigir, melhorar ou inovar suas práticas de gestão e consequentemente seu desempenho.
fonte: https://renatolacerda.com.br/mini-aula-2-modelo-de-excelencia-em-gestao-publica/
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o Modelo de Excelência em Gestão Pública é baseado. No caso da questão em análise, devemos marcar a alternativa a respeito das 8 dimensões do modelo citado.
O MEGP, a gestão pública pode ser representada graficamente como um sistema constituído por oito dimensões integradas e interativas. Sendo as oito dimensões divididas em quatro blocos. Vejamos:
Bloco I
- 1. Governança
- 2. Estratégia e planos
- 3. Público alvo
- 4. Interesse público e cidadania
Bloco II
- 6. Pessoas
- 7. Processos
Bloco III
- 8. Resultados
Bloco IV
- 5. Informação e conhecimento
Em que:
Dimensão Governança: pode ser entendida como o exercício de autoridade, controle, gerenciamento e poder de governo. É a maneira pela qual o poder é exercício no gerenciamento dos recursos econômicos, políticos e sociais para o desenvolvimento do país.
Dimensão Estratégia e Planos: uma gestão pública de excelência deve contemplar processos formais de formulação e implementação da estratégia, fundamentados no exercício de pensar o futuro e integrados ao processo decisório.
Dimensão Público Alvo: refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento do órgão/entidade com a sociedade e abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.
Dimensão Interesse Público e Cidadania: diz respeito à observância do interesse público e ao regime administrativo e a participação e o controle social.
Dimensão Informação e Conhecimento: representa a capacidade de gestão das informações e do conhecimento, especialmente a implementação de processos gerenciais que contribuam diretamente para a seleção, coleta, armazenamento, utilização, atualização e disponibilização sistemática de informações atualizadas, precisas e seguras aos usuários internos e externos, com o apoio da tecnologia da informação.
Dimensão Pessoas: inclui as adequadas estruturação e alocação de cargos efetivos, funções e cargos em comissão; os padrões remuneratórios e a alocação interna.
Dimensão Processos: a Gestão pública de excelência exige processos finalísticos e de apoio adequadamente estruturados, a partir da estratégia institucional, com base nos recursos disponíveis, nos requisitos dos públicos alvos e nas possibilidades e limitações jurídico-legais.
Dimensão Resultados: de nada adianta o investimento nas sete primeiras dimensões se esse investimento não gerar os resultados esperados para a sociedade, o mercado e o próprio setor público.
Tendo visto o assunto, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública , Brasília; MP, SEGEP, 2014. Versão 1/2014.
Instrumentos para avaliação da gestão pública
Bloco 1: Planejamento
Governança - Cidadão/usuário - Estratégias e planos - Interesse público e cidadania
Bloco 2: Execução
Pessoas - Processos
Bloco 3: Controle
Resultado
Bloco 4: Avaliação
Informação e conhecimento
GABARITO: LETRA B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO
A questão em análise introduz assuntos relacionados ao Programa Gespública, mais especificamente sobre o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). Essa modelo objetivava promover uma gestão com alto desempenho institucional e excelência gerencial e subsidiar a promoção da melhoria da Gestão da entidade pública.
O MEGP propõe que a excelência seja conduzida pelo aperfeiçoamento da gestão com uma abordagem por dimensões, são elas: Dimensão Governança; Dimensão Estratégia e Planos; Dimensão Público-alvo; Dimensão Interesse Público e Cidadania; Dimensão Informação e Conhecimento; Dimensão Pessoas; Dimensão Processos; e Dimensão Resultados.
Além disso, segundo o MEGP, o investimento permanente e contínuo em práticas de excelência em todas as dimensões do sistema, conduz a uma gestão pública de excelência e reproduz, dentro da entidade pública, o Ciclo PDCA, o qual perpassa todas as oito dimensões do Modelo de Excelência na Gestão Pública. Este ciclo está representado por quatro blocos que, juntos, representam os oito critérios do Modelo:
1º bloco: Planejamento (Plan) – é constituído das quatro primeiras partes do Modelo: 1. Governança, 2. Estratégia e planos, 3. Cidadão-usuário, 4. Interesse público e Cidadania. Essas partes movem a organização e lhe dão direcionalidade estratégica.
2° bloco: Execução (Do) – é constituído das partes 6. Pessoas e 7. Processos. Esses dois elementos representam o centro prático da ação organizacional e transformam finalidade e objetivos em resultados.
3° bloco: Resultados (Check) - representa o controle, pois apenas pelos resultados produzidos pela organização é possível analisar a qualidade do sistema de gestão e o nível de desempenho.
4º bloco (Act) - Informação e conhecimento - representa a inteligência da organização. Este bloco dá ao órgão/entidade capacidade de corrigir, melhorar ou inovar suas práticas de gestão e consequentemente seu desempenho.
Portanto, podemos afirmar que o gabarito da questão em análise é a letra B.
Observação:
O Decreto n.º 5.378/2005, que criou o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, foi revogado em 2017 pelo Decreto n.º 9.094/2017.
FONTE: José Manoel Farias, Analista - Administrador na Fundação Hemocentro-DF, MBA em Gestão Empresarial-FGV., de Administração Geral, Administração Pública, Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo