A Teoria de Sistemas mostrou que nenhuma organização existe...
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para a resolução dessa questão, faz-se necessário o conhecimento sobre a Teoria de Sistemas.
Diante disso, vamos à uma breve explicação:
Segundo Chiavenato, a TGS, Teoria de Sistemas, surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, não buscando não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. A TGS fundamenta-se em três premissas básicas:
- Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra sistema.
- Os sistemas são abertos. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
- As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
Ante o exposto, o gabarito da questão é a letra D, visto que os sistemas abertos são aqueles que mantêm relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e de saídas.
Gostou do comentário? Deixe seu like!
Gabarito do Professor: Letra D.
Fonte:
Chiavenato, Idalberto - Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab: D
- ABORDAGEM SISTÊMICA – Bertalanffy
Visão de Homem Funcional com ênfase no Ambiente
As organizações estão em constante relacionamento com o ambiente externo. Mostrou que não existem soluções perfeitas e expandiu as fronteiras da organização. Rompeu com os paradigmas das teorias administrativas anteriores e trouxe uma nova forma de interpretação das organizações.
Sistemas são abertos e são conjuntos de parte ou elementos, interdependentes, que forma um todo complexo (visão global, holística, expansionista, integrada).
A Teoria de Sistemas mostrou que nenhuma organização existe no vácuo e nenhuma organização é autônoma e livre no seu funcionamento. Pelo contrário, cada organização vive e opera em um ambiente do qual recebe insumos e entradas e depende de materiais, energia, informação e no qual coloca seus produtos ou saídas, como produtos, serviços, energia e informação. Sendo assim as empresas podem ser classificadas segundo sua natureza como sistemas ABERTO, ou seja, aqueles que mantêm relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e de saídas.
Se tem entrada e saída, só pode ser um sistema ABERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo