Com base no texto 'Sistema de Informação em Saúde (SIS)', le...
Sistema de Informação em Saúde (SIS)
Oportunidade, atualidade, disponibilidade e cobertura são características que determinam a qualidade da informação, fundamentais para que todo o Sistema de Vigilância Epidemiológica apresente bom desempenho. Essas características dependem da concepção apresentada pelo Sistema de Informação em Saúde (SIS). A concepção do Sistema de Informação em Saúde também determina a sua sensibilidade para captar o mais precocemente possível as alterações que podem ocorrer no perfil de morbimortalidade de uma área, contribuindo para a melhoria da organização e da cobertura das atividades desenvolvidas pela vigilância epidemiológica.
Um sistema é um conjunto integrado de partes que se articulam para uma finalidade comum. Um sistema de informação pode ser definido de diversas formas, tais como:
• Um conjunto de unidades de produção, análise e divulgação de dados que atuam integradas e articuladamente com o propósito de atender às demandas para o qual foi concebido;
• A reunião de pessoas e máquinas, com vistas à obtenção e processamento de dados que atendam à necessidade de informação da instituição que o implementa;
• Um conjunto de estruturas administrativas e unidades de produção, perfeitamente articuladas, com vistas à obtenção de dados mediante o seu registro, coleta, processamento, análise, transformação em informação e oportuna divulgação.
Em síntese, um sistema de informação deve disponibilizar o suporte necessário para que o planejamento, as decisões e as ações dos gestores, em determinado nível decisório (municipal, estadual e federal), não sejam baseadas em dados subjetivos, em conhecimentos ultrapassados ou em conjecturas.
O Sistema de Informação em Saúde (SIS) é parte dos sistemas de saúde e, assim, integra suas estruturas organizacionais e contribui para sua missão. É constituído por vários subsistemas e tem como propósito geral facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões. Para tanto, deve contar com os requisitos técnicos e profissionais necessários ao planejamento, coordenação e supervisão das atividades relativas à coleta, registro, processamento, análise, apresentação e difusão de dados e geração de informações.
Um dos objetivos básicos do Sistema de Informação em Saúde (SIS), na concepção do Sistema Único de Saúde (SUS), é possibilitar a análise da situação de saúde no nível local tomando como referencial microrregiões homogêneas e considerando, necessariamente, as condições de vida da população na determinação do processo saúde-doença. O nível local tem, então, responsabilidade não apenas com a alimentação do Sistema de Informação em Saúde (SIS), mas também com sua organização e gestão. Deste modo, outro aspecto de particular importância é a concepção do sistema de informação, o qual deve ser hierarquizado e cujo fluxo ascendente dos dados ocorra de modo inversamente proporcional à agregação geográfica, ou seja, no nível local faz-se necessário dispor, para as análises epidemiológicas, de maior número de variáveis.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/353lzoK.
I. Um sistema de informação pode ser definido, entre outras formas, como a reunião de pessoas e máquinas, com vistas à obtenção e processamento de dados que não atendem às necessidades de informação da instituição que o implementa, afirma o texto. II. Um sistema de informação pode ser definido, entre outras formas, como um conjunto de estruturas administrativas e unidades de produção, perfeitamente articuladas, com vistas à obtenção de dados mediante o seu registro, coleta, processamento, análise, transformação em informação e oportuna divulgação, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C, pois a afirmativa II está de acordo com o conceito apresentado no texto, enquanto a afirmativa I está incorreta.
Vamos analisar as afirmativas com mais detalhes:
I. Um sistema de informação pode ser definido como a reunião de pessoas e máquinas, com vistas à obtenção e processamento de dados que não atendem às necessidades de informação da instituição que o implementa. Esta afirmativa está falsa porque vai contra o objetivo básico de um sistema de informação, que é justamente atender às necessidades de informação da instituição, conforme descrito no texto. Portanto, a expressão "não atendem" torna a afirmativa incorreta.
II. Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de estruturas administrativas e unidades de produção, perfeitamente articuladas, com vistas à obtenção de dados mediante o seu registro, coleta, processamento, análise, transformação em informação e oportuna divulgação. Esta afirmativa está verdadeira porque reflete com precisão a definição apresentada no texto, descrevendo adequadamente as funções e componentes de um sistema de informação em saúde.
Para resolver esta questão, o aluno precisa ter compreensão dos conceitos básicos de sistemas de informação em saúde, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante entender que os sistemas de informação são projetados para fornecer dados precisos e relevantes que auxiliam na formulação e avaliação de políticas de saúde, além de apoiar decisões em diferentes níveis de gestão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I) OS SIS coletam dados através de fichas ou por meios eletrônicos. Por exemplo, quando um agente comunitário visita sua residência em busca de informações faz parte do SIS.
GAB C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo