No entendimento de Regina Lopes (2005, p.62 ), a concepção p...
No entendimento de Regina Lopes (2005, p.62 ), a concepção pedagógica é uma reflexão dialética da educação, que se manifesta por meio de uma práxis educacional no sentido de unidade, contradição, movimento e relação. O ato educativo deste modo tem como objetivo a busca da liberdade humana com a finalidade da própria emancipação humana; o processo de vida real no capitalismo demonstra que a sociedade se divide em duas classes fundamentais que estão em contradição permanente, com interesses de classe antagônicos.
Assim, o comércio intelectual, por um lado, pode ser representado pelos interesses dos capitalistas e resguardado pela fundamentação teórica de reprodução do próprio capitalismo, e, por outro lado, pode ser representado pelos interesses dos trabalhadores, impulsionado pela fundamentação teórica de superação.
Logo, sobre a escola que adota a Pedagogia Progressista como aporte teórico de sua prática educativa, pode-se dizer que:
I - Essa tendência valoriza a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte do aluno (inserido num contexto de relações sociais); dessa articulação resulta o saber criticamente reelaborado.
II - Essa tendência subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão-de-obra para a indústria). A sociedade industrial e tecnológica estabelece (cientificamente) as metas econômicas, sociais e políticas. A educação treina (também cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajuste a essas metas. Nessa tendência, acredita-se que a realidade contém em si suas próprias leis, bastando aos homens descobri-las e aplicá-las. Dessa forma, o essencial não é o conteúdo da realidade, mas as técnicas (forma) de descoberta e aplicação.
III - Parte de uma análise crítica das realidades sociais sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Evidentemente essa pedagogia [...] ela não se institucionaliza numa sociedade capitalista; daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Ela tem-se manifestado em três tendências: [...], conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a [...], que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a [...] que, diferentemente de outras pedagogias, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
IV - Essa pedagogia sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação [...] iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu, mas não significou a substituição de uma pedagogia pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.
V - A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática. Se a escola é parte integrante do todo social, agir dentro dela é também agir no rumo da transformação da sociedade.
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS: