Acerca dos métodos e critérios de análise de investimentos d...
Acerca dos métodos e critérios de análise de investimentos de capital, julgue o item a seguir.
Um projeto com fluxo de caixa de comportamento não
convencional, ou seja, que possui entradas e saídas de capitais
alternadamente distribuídas no tempo, pode ter múltiplas taxas
internas de retorno (TIR).
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
Analisei o seguinte para responder:
Se a empresa tem fluxos diferentes ao longo do tempo, a TIR provavelmente sofrerá alterações. Se em um momento pode ser baixa, em outro pode ser altíssima, em seguida pode ser média, etc. Sendo assim, É possível sim que tenha múltiplas TIRs ao haver entradas e saídas alternadas no tempo.
Uma TIR superior à Taxa Mínima de Atratividade indica a tendência de aceitação de um determinado projeto que pode ser um investimento empresarial, um financiamento ou uma determinada aplicação financeira. Porém, a interpretação da TIR requer alguns cuidados:
• No cálculo da TIR de um investimento há o pressuposto de que todos os valores caminham no tempo pela própria TIR, ou seja, os fluxos de caixa negativos ou investimentos seriam financiados pela TIR e os fluxos de caixa positivos ou lucros também seriam reinvestidos pela TIR. Neste caso, quando a TIR apurada é muito diferente das taxas de mercado, sua interpretação não é verdadeira;
• Quando um projeto é representado por um fluxo de caixa não convencional, em que há várias inversões de sinais entre fluxo de caixa positivos e negativos, esse mesmo projeto pode apresentar mais de uma TIR (positivas ou negativas) ou até inexistir solução. Neste caso, uma TIR apurada pode não ter significado algum na análise de investimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo