Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Prova: Quadrix - 2017 - SEDF - Professor - Geografia |
Q804753 Geografia

      As propostas de regionalização do Brasil vão aos poucos evoluindo dentro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território, é possível identificar a evolução das grandes regiões do Brasil, segundo o IBGE, no período de 1940 a 1990. Nessa evolução, o conceito de região natural cede lugar ao de região homogênea definida, segundo a combinação de aspectos físicos, humanos e econômicos. Na regionalização do IBGE, os limites das regiões obedecem aos limites dos estados.

Romana Leite e Cármen Silva. Oficina cartográfica como elo para a prática de formação. XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre, 2010. Internet: <www.agb.org.br>  (com adaptações).

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item.

A divisão do Brasil em complexos regionais (ou geoeconômicos), proposta por Pedro Pinchas Geiger nos anos 1960, não atende ao critério mencionado no último período do texto.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

A questão aborda a regionalização do Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a proposta de Pedro Pinchas Geiger de dividir o Brasil em complexos regionais ou geoeconômicos. Para resolvê-la, é necessário entender os conceitos de regiões naturais, regiões homogêneas e as divisões geoeconômicas propostas por Geiger nos anos 1960.

Vamos, então, explicar de forma detalhada:

1. Regionalização pelo IBGE:

O IBGE, ao longo das décadas, tem evoluído suas propostas de regionalização do Brasil. Inicialmente, utilizava o conceito de região natural, mas com o tempo passou a adotar o conceito de região homogênea, que considera uma combinação de aspectos físicos, humanos e econômicos.

Importante destacar que, na regionalização do IBGE, os limites das regiões respeitam os limites dos estados. Isso significa que as divisões regionais feitas pelo IBGE mantêm as divisões políticas e administrativas dos estados brasileiros.

2. Complexos Regionais de Pedro Pinchas Geiger:

Pedro Pinchas Geiger, na década de 1960, propôs uma divisão do Brasil em complexos regionais ou geoeconômicos. Essa proposta se baseia em critérios econômicos e sociais, e não respeita necessariamente os limites estaduais. Os complexos regionais propostos por Geiger são:

  • Complexo Regional Amazônico
  • Complexo Regional Nordeste
  • Complexo Regional Centro-Sul

Portanto, Geiger utilizou um critério diferente do mencionado no último período do texto de referência, que destaca que os limites das regiões obedecem aos limites dos estados.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa C - certo está correta porque a divisão do Brasil em complexos regionais, proposta por Pedro Pinchas Geiger, realmente não atende ao critério mencionado de que os limites das regiões obedecem aos limites dos estados. Geiger utilizou critérios econômicos e sociais, que não necessariamente coincidem com as divisões estaduais.

Alternativa Incorreta:

A alternativa E - errado estaria incorreta porque, se marcássemos essa opção, estaríamos afirmando que a divisão proposta por Geiger respeita os limites estatais, o que não é verdade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão do país em três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, e elas não respeitam os limites dos estados.

"Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul."

Fonte: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1553&evento=5

Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão do país em três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, e elas não respeitam os limites dos estados. Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

A divisão proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, de 1967, considera as CARATERÍSTICAS HISTÓRICAS E ECONÔMICAS do território nacional. Nesta classificação, as divisas entre os estados são desconsideradas. Ou seja, a divisão não coincide com os limites de cada estado.

Resposta: Certo

GUARDE ISSO!!

Na regionalização do IBGE, os limites das regiões obedecem aos limites dos estados e são divididas em 5 regiões . 

Já para, Pedro Pinchas Geiger, os limites das regiões não obedecem aos limites dos estados e são divididas em 3 regiões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo