A respeito do álcool etílico, frequentemente consumido como...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233682 Farmácia
A respeito do álcool etílico, frequentemente consumido como droga recreativa legal, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão sobre o álcool etílico, é importante ter em mente seu efeito no corpo humano, especialmente em relação ao sistema nervoso central e à sua distribuição no organismo.

A alternativa E é a correta. Esta alternativa destaca que quando o álcool é ingerido em doses iguais por homens e mulheres, ele tende a ser encontrado em maior concentração plasmática nas mulheres. Isso ocorre porque, em geral, as mulheres têm um menor volume sanguíneo e uma maior proporção de gordura corporal, o que resulta em uma menor diluição do álcool, tornando sua concentração no sangue mais alta.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A afirmação de que o álcool age como antagonista competitivo de receptores GABAérgicos está errada. Na verdade, o álcool atua como um agonista nos receptores GABAérgicos, facilitando a ação inibitória do GABA, que tem um efeito depressivo no sistema nervoso central, não estimulante.

B - O álcool não é conhecido por agir como agonista dos receptores serotoninérgicos de forma significativa. Seu principal efeito é através do sistema GABAérgico e do glutamato.

C - Embora o álcool seja um antagonista de receptores de glutamato do tipo NMDA, a questão não pede a descrição completa deste efeito. Este efeito contribui para os efeitos depressores do álcool no sistema nervoso central, mas a alternativa correta aborda o efeito do álcool no contexto de diferenças sexuais.

D - O álcool não se liga de forma significativa à albumina plasmática. Ele circula livremente no sangue, o que não limita sua distribuição como seria esperado se fosse fortemente ligado a proteínas plasmáticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a) No sistema nervoso central, em baixas doses, age como antagonista competitivo de receptores GABAérgicos, gerando um efeito estimulante.

O álcool, indepentemente da dose administrada, tem efeito de AGONISTA de receptores GABA - que são receptores depressores do SNC. O efeito "estimulante" que o álcool promove principalmente no início da administração se dá devido à desinibição que ocorre com a ativação de receptores depressores, deixando assim a pessoa menos tímida, mais falante, etc.

=============================================================
  b) No sistema nervoso central, age como agonista de receptores serotoninérgicos.

No sistema serotoninérgico, a ação do álcool é apenas de estimular a liberação de 5-HT nas fendas sinápticas, sem relação alguma com o receptor.

=============================================================
  c) No sistema nervoso central, age como antagonista competitivo de receptores de glutamato do tipo NMDA.

O álcool promove uma diminuição de afinidade do glutamato com seu receptor NMDA devido a um antagonismo alostérico, visto que o alcool fosforila uma subunidade do receptor, alterando sua conformação. 

Já os receptores AMPA, também de glutamato e também excitatórios, não são afetados pelo álcool.

=============================================================
  d) Fica fortemente ligado à albumina plasmática.

Não há relação entre álcool e proteínas plasmáticas.

=============================================================
  e) Quando ingerido em doses iguais por homens e mulheres, costuma ser encontrado em concentração plasmática mais elevada em mulheres devido ao menor volume sanguíneo do corpo feminino.

O alcool é rapidamente absorvido pelo TGI e tem um volume de distribuição alto, porém este depende da quantidade de água corporal do indivíduo que ingere - que no caso das mulheres é menor do que dos homens. Além deste fatos, o homem tem mais enzimas desidrogenases do que a mulher, o que faz com que sua resistência seja menor.

Consteto!!!! O motivo é que a mulher produz menos ADH que os homens!!!

O motivo não é o volume sanguíneo, mas a metabolização que é mais rápida em homens devido a testosterona

As mulheres produzem quantidades menores de uma enzima chamada álcool desidrogenase (ADH), que é liberada pelo fígado e usada para metabolizar o álcool.

A gordura retém o álcool, enquanto a água ajuda a dispersá-lo. Então, graças a seus níveis naturalmente mais altos de gordura e mais baixos de água corporal, as mulheres apresentam uma resposta fisiológica ainda mais complicada ao álcool.

Fonte:https://portal.trt23.jus.br/trtnoticias/noticias/fique-sabendo-fique-por-dentro/17413

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo