Considere a situação hipotética a seguir. João é ocupante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q482465 Direito Administrativo
Considere a situação hipotética a seguir.

João é ocupante de cargo de provimento efetivo, privativo de engenheiro, em autarquia municipal, no qual foi empossado antes da vigência da Constituição de 1988. Atualmente, encontra-se licenciado do exercício desse cargo, sem perceber remuneração. Também atualmente, João exerce emprego privativo de engenheiro em sociedade anônima, subsidiária de sociedade de economia mista estadual, para o qual foi contratado na vigência da Constituição Federal de 1988.  Nesse contexto, analise as proposições a seguir.

I. João encontra-se em situação regular, pois o Supremo Tribunal Federal já consolidou o entendimento de que a vedação de ocupar cargos e empregos na Administração Pública pressupõe que a acumulação seja remunerada e que a licença sem remuneração, de um dos cargos ou empregos, descaracteriza a vedação constitucional de acumulação remunerada.

II. João encontra-se em situação regular, pois a proibição de acumular não abrange empregos em sociedades anônimas que sejam meras subsidiárias de sociedades de economia mista.

III. João encontra-se em situação regular, pois as vedações de acumulação da Constituição de 1988 não podem alcançar cargos nos quais ocorreu a posse antes da vigência dessa Constituição.

Estão INCORRETAS as proposições:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Quanto à acumulação remunerada de cargos públicos, é importante ter conhecimento do que dispõe a CF/88, art. 37, XVI, que veda a acumulação, exceto nas hipóteses de: dois cargos de professor; um cargo de professor e outro de técnico ou científico; dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. Além disso, no XVII estende-se a proibição a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. A acumulação de cargos antes da vigência da CF/88 é válida, mas João foi contratado no emprego de engenheiro após a vigência da CF, razão pela qual torna sua condição irregular, portanto, todas as alternativas estão incorretas. 

Gabarito do professor: letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra E

Dispõe a CF:
Art. 37 XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

a) a de dois cargos de professor;
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público

Sobre a questão da cumulatividade de cargos durante o tempo:
Cumulatividade antes da CF88 --> Válido (Art. 19 ADCT)
Cumulatividade depois da CF88, mas antes da EC20/98 --> Era inválidos, mas foram convalidados
Cumulatividade após a CF88 E EC20/98 --> proibida

bons estudos

Qual é a assertiva III? Eu só estou vendo I e II.

Rapaz, como c num tá vendo a III?
eu tô até vendo duas III, kkkkkk

ótimo comentário, Renato.

Qual o erro da I ???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo