Assinale a opção correta no que diz respeito à escala de com...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a Escala de Coma de Glasgow (ECG) e entender por que a alternativa correta é a Alternativa C. Além disso, vamos esclarecer os motivos pelas quais as outras alternativas estão incorretas.
Alternativa C: "A ECG-P, versão atualizada da ECG tradicional, inclui a avaliação pupilar em sua pontuação, que passa a variar de 1 a 15 pontos."
Esta alternativa é correta. A Escala de Coma de Glasgow - Pupilar (ECG-P) é uma versão atualizada da escala tradicional que incorpora a avaliação das pupilas. Na ECG-P, a pontuação pode realmente variar de 1 a 15 pontos, considerando a reatividade pupilar como um parâmetro adicional.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "Uma pontuação igual a 6 ou menor, na ECG, configura coma ou lesão cerebral grave, ao passo que a pontuação de 7 a 10 na ECG configura lesão moderada, e de 11 a 15, lesão leve."
Esta alternativa está incorreta porque a classificação correta da ECG é a seguinte:
- Lesão grave: Pontuação entre 3 e 8
- Lesão moderada: Pontuação entre 9 e 12
- Lesão leve: Pontuação entre 13 e 15
Alternativa B: "Abertura ocular, reflexo córneo-palpebral e resposta motora são as dimensões avaliadas na ECG tradicional, que é a escala ainda mais utilizada na avaliação do nível de consciência do paciente."
Esta alternativa está incorreta porque a ECG tradicional avalia três dimensões principais: abertura ocular, resposta verbal e resposta motora. O reflexo córneo-palpebral não faz parte da ECG.
Alternativa D: "Quando não for possível testar a dimensão avaliada, atribui-se a nota de menor valor da ECG."
Esta alternativa está incorreta porque, segundo as diretrizes da ECG, quando não é possível testar uma dimensão específica, é atribuído o valor "NT" (Não Testável) e não a menor pontuação.
Alternativa E: "A resposta à dor é a referência atual na avaliação motora de pacientes em coma por meio da ECG."
Esta alternativa está incorreta porque, apesar de a resposta à dor ser um elemento importante na avaliação da resposta motora, a ECG também avalia a resposta ao comando e a resposta espontânea. Portanto, a resposta à dor não é o único parâmetro considerado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a)Uma pontuação igual a 6 ou menor, na ECG, configura coma ou lesão cerebral grave, ao passo que a pontuação de 7 a 10 na ECG configura lesão moderada, e de 11 a 15, lesão leve. ( Pontuação menor que 8 é grave, 9 a 12 é moderada e 13 a 15 é leve)
b) Abertura ocular, reflexo córneo-palpebral e resposta motora são as dimensões avaliadas na ECG tradicional, que é a escala ainda mais utilizada na avaliação do nível de consciência do paciente. ( Abertura ocular, respestoma verbal e resposta motora)
C)A ECG-P, versão atualizada da ECG tradicional, inclui a avaliação pupilar em sua pontuação, que passa a variar de 1 a 15 pontos.
d) Quando não for possível testar a dimensão avaliada, atribui-se a nota de menor valor da ECG. ( Na ECG atualidazada é possível marcar a opção NT, ou seja, não testável.
e) A resposta à dor é a referência atual na avaliação motora de pacientes em coma por meio da ECG.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo