Com relação ao diagnóstico da CÁRIE DENTAL, assinale a alter...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta para a questão sobre o diagnóstico da cárie dental.
Alternativa A: O diagnóstico clínico da "mancha branca", que é uma forma inicial de cárie do esmalte, requer a remoção da placa bacteriana e a utilização de jatos de ar. Isso permite a visualização dos micro-poros do esmalte ao remover a água, facilitando a identificação da lesão. Essa prática é correta, pois a mancha branca é uma fase inicial e reversível da cárie, onde ainda não houve cavitação, e a desidratação do esmalte ajuda a evidenciar a lesão.
Alternativa B: Está incorreta porque menciona que ameloblastos são responsáveis pela formação de dentina esclerosada. Na verdade, ameloblastos são células que formam o esmalte, não a dentina. A dentina esclerosada é uma resposta de defesa da própria dentina ao avanço da cárie, mas não é formada pelos ameloblastos.
Alternativa C: Apresenta um erro ao afirmar que a consistência amolecida à curetagem indica a necessidade de remineralização. Na realidade, a cárie paralisada pode apresentar uma coloração acastanhada ou amarronzada, mas se estiver amolecida, não está paralisada e sim ativa, indicando a necessidade de intervenção, não apenas remineralização.
Alternativa D: É incorreta ao sugerir que os indivíduos de risco desenvolvem a doença independentemente das condições bucais. A cárie é uma doença multifatorial e depende de fatores como dieta, higiene bucal, composição da saliva e presença de bactérias cariogênicas. Portanto, o risco está relacionado a esses fatores ambientais e comportamentais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O correto diagnóstico clínico da “mancha branca”, ou cárie incipiente do esmalte, deve ser realizado após a remoção da placa bacteriana que recobre o local e a utilização de jatos de ar para eliminar a água contida nos micro-poros do esmalte. CORRETO.
B) A formação de dentina esclerosada pelos ameloblastos é um importante mecanismo de defesa do tecido pulpar contra as agressões causadas pela cárie dental.
C) Clinicamente, a cárie de dentina que se apresenta paralisada adquire coloração acastanhada ou amarronzada. Sua consistência amolecida à curetagem indica a necessidade de remineralização pela ação de fluoretos.
D) A cárie dental deve ser encarada como uma doença bucal, em que as cavidades representam a manifestação clínica da doença. Os indivíduos de risco são aqueles que desenvolvem a doença, independentemente dos desafios do ambiente bucal cariogênico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo