A frase que, do ponto de vista da regência verbal e nominal,...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (55)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Oficial: Alternativa E
Mesmo com a divulgação do gabarito oficial, ainda acredito que há duas respostas corretas para a questão: alternativas B e E.
Com relação à alternativa B, há dois sentidos possíveis, e a banca terminou por não considerar um deles. Não há, na minha opinião, como considerar errado o termo "à qual", pois é perfeitamente possível entender o período como "é permitido à resenha citar pequenos trechos [do livro]". Não entendi os trechos como sendo pertencentes à resenha, mas sim ao livro. Em outras palavras, as resenhas que fossem elaboradas sobre o livro poderiam citar pequenos trechos dele (em meu outro comentário a esta questão, mostro que a ABL ratificou esse entendimento).
De qualquer forma, eis os erros das demais alternativas:
Alternativa A: o verbo "concordar" é transitivo indireto (concordar COM algo). Uma possível reescrita do período seria: "[...] o paciente tem o direito de concordar com a realização dos procedimentos médicos propostos pela equipe que o atende ou recusá-la."
Alternativa B: a banca considerou errado o termo "à qual". Em resposta ao meu recurso, a FCC afirmou que "o correto é o emprego de ‘na qual’ ou ‘em que’, em lugar de ‘à qual’."
Alternativa C: o termo "alheio" necessita de complemento (alheio A algo). Uma possível reescrita do período seria: "[...] esse não é, sem dúvida, um tema a que um educador como ele deve estar alheio."
Alternativa D: o verbo "declarar" é transitivo direto, de forma que seu objeto não requer preposição. Uma possível reescrita do período seria: "[...] declarou que garantiria o reconhecimento e o respeito dos direitos de todos os que viviam os efeitos daquela imensa catástrofe. "
b) Esta era a advertência: “Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida sem a expressa permissão da editora, a não ser que se trate de resenha, à qual é permitido citar pequenos trechos”. Acho que o erro está na preposição que deveria ser "de" ao invés de "a": é permitido citar pequenos trechos DA resenha, logo, o certo seria "(...) de resenha, DA qual é permitido citar pequenos trechos".
Não tenho certeza da jusitificativa, mas foi assim que acertei a questão.
Reescrevendo a B de outra forma, temos o seguinte: "É permitido citar pequenos trechos Da resenha. Ou seja, quem pede a preposição "DE" é a palavra "trechos". Pelo menos foi assim que interpretei o meu erro.
Apenas a título de complementação, para comprovar que não há erro na Alternativa B, escrevi um questionamento à Academia Brasileira de Letras, a qual me informou que, de fato, a Alternativa B não contém erro. Vejam a resposta:
"ABL RESPONDE
Pergunta : Gostaria de saber se o seguinte raciocínio está correto quanto à regência nominal. Apresento a mesma frase, modificando apenas o complemento, e em seguida o sentido que, creio eu, cada uma expressa:
a) "Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida sem a expressa permissão da editora, a não ser que se trate de resenha, à qual é permitido citar pequenos trechos" (é permitido a alguma resenha que venha a ser feita sobre o livro citar pequenos trechos dele);
b) "Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida sem a expressa permissão da editora, a não ser que se trate de resenha, da qual é permitido citar pequenos trechos" (é permitido citar pequenos trechos de resenhas contidas no próprio livro).
Haveria erro de regência na primeira frase, ou é possível dizer que as duas se adequam à norma culta, apenas com variação no sentido?
Resposta : Boa tarde! Estão em consonância com a norma culta e seu raciocínio está correto."
Como bem diz a Profª Flávia Rita, temos que reconhecer e perdoar a humanidade da banca. Errar é humano :P
Acredito que o erro da B) é "a não ser que se trate de resenha, NA qual é permitido citar pequenos trechos".
É permitido citar pequenos trechos na resenha.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo