Sobre o antígeno prostático específico, um dos exames labor...
( ) O aumento no tamanho da glândula prostática causado por hipertrofia benigna não aumenta os níveis do antígeno prostático específico no sangue.
( ) A medida do antígeno prostático específico é útil para a avaliação de pacientes com histórico de câncer de próstata como um indicador de resposta ao tratamento.
( ) O antígeno prostático específico complexado com moléculas inibidoras de protease representa a sua forma livre.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Solicita analisar as afirmativas a seguir, como Verdadeira (V) ou Falsa (F).
( F ) O aumento no tamanho da glândula prostática causado por hipertrofia benigna não aumenta os níveis do antígeno prostático específico no sangue.
FALSA. Na verdade, o aumento do tamanho da glândula prostática, que pode ocorrer devido à hipertrofia benigna ou hiperplasia prostática benigna (HPB), pode levar ao aumento dos níveis de antígeno prostático específico (PSA) no sangue. A HPB não é um câncer de próstata, mas pode causar um aumento nos níveis de PSA. É sabido que os níveis de PSA correlacionamse normalmente com a idade e o tamanho da próstata, sendo, em média, 1 ng/mℓ para homens com menos de 50 anos de idade e 3 ng/mℓ para aqueles com mais de 60 anos.
( V ) A medida do antígeno prostático específico é útil para a avaliação de pacientes com histórico de câncer de próstata como um indicador de resposta ao tratamento.
VERDADEIRA. De fato, a medida do PSA pode ser útil para monitorar a resposta ao tratamento em pacientes com histórico de câncer de próstata. Uma redução nos níveis de PSA pode indicar uma resposta positiva ao tratamento. É referenciado que o valor de 4,0 ng/mℓ é amplamente usado como ponto de corte para o câncer de próstata.
( F ) O antígeno prostático específico complexado com moléculas inibidoras de protease representa a sua forma livre.
FALSA. Na verdade, o PSA circula no sangue de duas formas principais: como forma livre (não ligada a outras moléculas) e como complexo com inibidores de protease. O PSA complexado com moléculas inibidoras de protease não é considerada sua forma livre, já que está ligada/complexada com outras moléculas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, “F – V – F", como demonstra a alternativa E.
GABARITO DO PROFESSOR: E.
GABARITO DA BANCA: E.
REFERÊNCIA
WALLACH. Interpretação de Exames Laboratoriais. Guanabara Koogan, 10ed, 2016.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se está complexado, logo não tem forma livre
Se está complexado, logo não tem forma livre
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo