Tomando como referência a definição feita pelo Conselho Fed...
I- O uso ou não de teste depende do psicólogo e do seu pensamento clínico em relação a cada paciente.
II- A avaliação psicológica engloba qualquer atividade com ou sem o uso de testes.
III- A avaliação é um amplo processo de investigação, no contexto que se conhece o avaliado e sua demanda, com o objetivo de programar a tomada de decisão mais apropriada pelo psicólogo.
Assinale a alternativa que contempla as sentenças CORRETAS:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a definição de avaliação psicológica segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A alternativa correta é a B - Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Assertiva I: O uso ou não de teste depende do psicólogo e do seu pensamento clínico em relação a cada paciente.
Esta assertiva está correta. De acordo com o CFP, o psicólogo tem a liberdade de escolher utilizar ou não testes psicológicos, baseando-se em sua expertise e no contexto clínico específico de cada paciente.
Assertiva II: A avaliação psicológica engloba qualquer atividade com ou sem o uso de testes.
Esta assertiva está incorreta. Embora a avaliação psicológica possa incluir atividades que não envolvem testes, ela não engloba qualquer atividade. As atividades devem estar relacionadas ao campo da psicologia e embasadas em métodos e técnicas reconhecidas pela ciência psicológica.
Assertiva III: A avaliação é um amplo processo de investigação, no contexto que se conhece o avaliado e sua demanda, com o objetivo de programar a tomada de decisão mais apropriada pelo psicólogo.
Esta assertiva está correta. A avaliação psicológica é um processo complexo que visa compreender o indivíduo e suas necessidades, para que o psicólogo possa tomar decisões informadas e adequadas ao contexto.
Em resumo, as assertivas I e III refletem corretamente o que é preconizado pelo CFP sobre avaliação psicológica, enquanto a assertiva II apresenta um entendimento equivocado sobre a abrangência das atividades que compõem a avaliação psicológica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
2. Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica? A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos. CARTILHA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA pg 13. Item B.
"qualquer atividade" é coisa demais.
GAB. B
I- O uso ou não de teste depende do psicólogo e do seu pensamento clínico em relação a cada paciente.
II- A avaliação psicológica engloba qualquer atividade com ou sem o uso de testes.
A avaliação psicológica é um processo amplo, que consiste em toda e qualquer forma de processo CIENTÍFICO praticado pelo psicólogo. De acordo com a cartilha de 2013, deve-se incluir os seguintes passos NO MÍNIMO: 1) levantamento dos objetivos, 2) coleta de informações, 3) integração das informações e desenvolvimento das hipóteses e 4) indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação.
OU SEJA, não é qualquer atividade realizada pelo psicólogo, deve ter caráter científico e sistemático.
III- A avaliação é um amplo processo de investigação, no contexto que se conhece o avaliado e sua demanda, com o objetivo de programar a tomada de decisão mais apropriada pelo psicólogo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo