José, membro integrante da entidade religiosa XYZ, é ministr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993130 Direito Previdenciário
José, membro integrante da entidade religiosa XYZ, é ministro de confissão religiosa nessa entidade e dela recebe uma prebenda (auxílio para a subsistência do ministro), no valor de R$ 7.000,00, para seu sustento e de sua família.
Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O § 6º do art. 580 da Consolidação das Leis do Trabalho isenta da exigência do recolhimento da contribuição sindical patronal as entidades ou instituições que comprovarem, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, o não exercício de atividades econômicas com fins lucrativos.

texto CLT:

§ 6º Excluem-se da regra do § 5º as entidades ou instituições que comprovarem, através de requerimento dirigido ao Ministério do Trabalho, que não exercem atividade econômica com fins lucrativos.

vide: PORTARIA Nº 1.012, DE 4 DE AGOSTO DE 2003

O §13 do Art. 22, da Lei 8.212/91 diz:

§ 13. Não se considera como remuneração direta ou indireta, para os efeitos desta Lei, os valores despendidos pelas entidades religiosas e instituições de ensino vocacional com ministro de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa em face do seu mister religioso ou para sua subsistência desde que fornecidos em condições que independam da natureza e da quantidade do trabalho executado.

Não sendo remuneração, não há que se falar em contribuição previdenciária patronal nem a do inciso II do Art. 195 da CF.

a) Os valores recebidos por religiosos estão sujeitos ao IRRF, em conformidade com o artigo 167 do Decreto 3000 de 1999, separando o conceito de imunidade das entidades religiosas do entendimento dos pagamentos aos seus ministros.

item c

Gab. C

A) CF /  Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

...

VI - instituir impostos sobre:  

b) templos de qualquer culto;

C) Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

...

§ 7º São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.     

E) Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: 

V - como contribuinte individual:                

c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa;                 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo