Leia o texto a seguir. À primeira vista é difícil perceber ...
À primeira vista é difícil perceber nas receitas qual é a parte mágica (que mais respeitosamente deveremos chamar de axé, poder), e quais as virtudes testáveis experimentalmente dessas plantas. Devemos ter em mente que, na língua iorubá, frequentemente existe uma relação direta entre os nomes das plantas e suas qualidades, e seria importante saber se receberam tais nomes devido às suas virtudes ou se devido a seus nomes determinadas características foram a elas atribuídas, como um tipo de jogo de palavras (ou, mais respeitosamente, p/o). Essas encantações-jogos de palavras têm uma grande importância nestas civilizações. Sendo pronunciadas em orações solenes, podem ser consideradas como definições e com frequência são as bases sobre as quais o raciocínio é construído. Servem também como conclusão e prova final nas histórias transmitidas de geração a geração pelos babalaôs, e expressam ao mesmo tempo o ponto de vista da cultura iorubá e o senso comum de seu povo.
VERGER, Pierre. Ewé o uso das plantas na sociedade Iorubá. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 24. [Adaptado].
Tal sistema de designação da língua iorubá demonstra qual característica daquela civilização?
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a alternativa D - A tradição oral.
O texto apresentado destaca a importância da tradição oral na civilização iorubá, especialmente no que diz respeito à transmissão de conhecimentos e histórias através de encantamentos e jogos de palavras. Essa tradição oral é fundamental para a compreensão de como as plantas e suas qualidades são nomeadas e compreendidas nessa cultura.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas são incorretas:
A - A descontinuidade designativa: Essa alternativa sugere uma falta de continuidade ou consistência na designação das plantas, o que não é mencionado no texto. Pelo contrário, o texto fala sobre uma conexão entre os nomes das plantas e suas qualidades, mostrando uma continuidade.
B - A noção primitiva de natureza: A palavra "primitiva" pode sugerir uma visão simplista ou rudimentar, o que não é o caso do texto. O texto valoriza a rica relação entre linguagem e natureza na cultura iorubá, que vai além de qualquer noção de primitivismo.
C - A conduta objetivista: O texto não sugere uma abordagem objetivista, que seria baseada em fatos e evidências sem considerar crenças ou tradições. Pelo contrário, ele enfatiza a importância das crenças, encantamentos e jogos de palavras, que são aspectos subjetivos e culturais.
Portanto, a alternativa correta é a que destaca a tradição oral como uma característica importante da civilização iorubá, refletida na maneira como as plantas são nomeadas e compreendidas.
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