Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos de contabilid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q769643 Contabilidade Pública

Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos de contabilidade pública.

Se determinado órgão público deixar de atender à finalidade de sua criação, o princípio contábil da continuidade será necessariamente comprometido nesse órgão. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito CERTO

Resolução 1.111 CFC

Perspectivas do Setor Público (Principio da continuidade)
 
No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.


Portanto, se o órgão público deixar de atender à finalidade de sua criação, ele estará violando o princípio da continuidade.

bons estudos

CERTO.

Resolução 1.111 CFC - Perspectivas do Setor Público (Principio da continuidade)
 
No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade. 
Portanto, se o órgão público deixar de atender à finalidade de sua criação, ele estará violando o princípio da continuidade.

 

CESPE quis inovar e ao meu ver criou uma questão incorreta. Ora, com o passar do tempo o referido órgão poderia adquirir uma nova finalidade e aos poucos abandonar sua finalidade original. Dessa forma, o patrimônio desse órgão continuaria tendo destinação social, apenas estaria cumprindo uma nova finalidade diferente da original. Nessa situação não caberia falar que o príncipio da continuidade foi "necessariamente" desrespeitado.

Emerson Braga ... Seu relato sobre "com o passar do tempo o referido órgão poderia adquirir uma nova finalidade e aos poucos abandonar sua finalidade original".

Se houver nova finalidade haverá nova legislação para isso.

Como a questão falou apenas que o Órgão deixou de atender à finalidade de sua criação sem que houvesse tido nova regra para o ocorrido, houve afronta ao Princípio da Continuidade.

Apesar da resolução 1.111/07 do CFC ser bem conveniente, não mais vige, pois foi revogada pela NBC TSP - Estrutura Conceitual. (http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2007/001111&arquivo=Res_1111.doc).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo