“O historiador François Hartog (2013), elaborou o conceito ...
“O historiador François Hartog (2013), elaborou o conceito de “Regime de historicidades”, para nomear como as maneiras como dadas sociedades em dados momentos perceberam, pensaram e se relacionaram com o tempo, para indicar como elaboraram e articularam, através de suas narrativas, as categorias de passado, presente e futuro, para descrever como um dado indivíduo ou grupamento humano se instaurou e se desenvolveu no tempo”.
Sobre esse conceito de Regime de Historicidades
de Hartog (2013) é CORRETO afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Regime de Historicidades proposto por François Hartog é um conceito que descreve a forma como uma sociedade, ou um grupo de indivíduos, percebe e se relaciona com o tempo, articulando as categorias de passado, presente e futuro. A resposta correta para a questão sobre o Regime de Historicidades de Hartog é a alternativa D.
Segundo esta alternativa, o Regime de Historicidades não é uma realidade observável diretamente, mas sim uma construção do historiador. O conceito destaca que não se trata de uma sequência automática de regimes ou épocas, tampouco se alinha estritamente às grandes e incertas entidades que chamamos de civilizações. Em vez disso, é um artefato teórico que se mostra útil em sua capacidade heurística, isto é, na sua utilidade para descobrir e aprender sobre os fenômenos históricos.
Importante destacar que essa concepção aproxima-se do tipo-ideal weberiano. O tipo ideal é uma ferramenta conceitual utilizada para compreender a realidade social, através da construção de um modelo puro que serve como referência para a análise. No caso do Regime de Historicidades, a ênfase em uma das categorias temporais (passado, futuro ou presente) irá influenciar a maneira como a ordem do tempo é compreendida e interpretada dentro do contexto histórico analisado.
Essa abordagem é fundamental para o trabalho do historiador, pois permite uma análise mais aprofundada e matizada das variadas formas com que sociedades e indivíduos vivenciam e compreendem o tempo, evitando generalizações e reconhecendo a diversidade e complexidade das experiências temporais ao longo da história humana.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo