No seio de diversos povos africanos, nomeadamente no ant...

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Q1853395 História
    No seio de diversos povos africanos, nomeadamente no antigo Reino do Congo, existem testemunhos gráficos de que a escrita tomava várias formas. Exemplo disso são as tampas de panela esculpidas em baixo-relevo do povo Woyo (região de Cabinda), com cenas e provérbios do cotidiano, desenhos na terra ou areia, imagens gravadas ou inscritas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas, mas, sobretudo, movimentos do corpo humano inscritos num gestual familiar. Entre os Woyo existia o costume de os pais oferecerem aos filhos testos ou tampas de panelas entalhados, transmitindo uma espécie de recado, com signos codificados que traduziam orientações para conseguir uma boa relação conjugal, ter sensatez na escolha do cônjuge e estar alerta para as dificuldades do casamento.
RODRIGUES, M. R. A. M.; TAVARES, A. C. P. Singularidades museológicas de uma tábua com esculturas em diálogo: do alambamento ao casamento em Cabinda (Angola). Anais do Museu Paulista, n. 2, maio-ago. 2017 (adaptado).
Para o povo Woyo, os artefatos culturais mencionados no texto cumprem a função de uma
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Segundo o artigo Singularidades museológicas de uma tábua com esculturas em diálogo: do alambamento ao casamento em Cabinda (Angola) de Maria do Rosário Rodrigues Martins e Ana Cristina Pessoa Tavares, o antigo Reino do Congo era formado pelas partes norte, sul e inferior do rio Zaire desde os tempos da interferência portuguesa na África no século XV. De acordo com suas tradições orais vários povos dessas regiões foram dominados por uma única coroa, a do Mani Congo (senhor do Congo). O povo Cabinda é uma etnia relacionada aos Kongo, etnia de maior dimensão cultural. Uma vez que esses grupos estão interligados culturalmente, suas relações de parentesco têm sido dominadas sob uma ótica matrilinear, ou seja, as mães são as chefes de família e referência de herança posse das terras. Há também outra figura que representa o chefe da família que é o tio materno, o mais velho dos irmãos da chefe da família. Dessa forma, pode-se resumir que os artefatos esculpidos com mensagens que eram passadas de pai para filho contendo orientações sobre o casamento, possuíam, por exemplo, a menção a esses elementos como a mãe e o tio da noiva ou do noivo e as possíveis delimitações das terras estabelecidas no acordo matrimonial em questão. O estudante para responder essa questão precisa ter o conhecimento sobre a história das sociedades africanas e suas relações familiares e da posse da terra. 

A) CORRETA – Essa alternativa está correta, pois no artefato citado no texto há representações do ritual de matrimônio do povo Cabinda que segue as tradições matrilineares e contém instruções sobre os costumes sociais dessa etnia. 

B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque não há uma imposição nas formas de comunicação. Uma vez que esses povos tinham a tradição oral para a transferência de saberes e costumes. 

C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque o texto não faz menção a uma desvalorização do comportamento da juventude, mas há uma mensagem de aconselhamento e orientação sobre o casamento. 

D) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois o texto em questão afirma justamente que o artefato contém representações sobre aconselhamento para o casamento.

E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque o artefato a que o texto faz referência embora faça parte de uma etnografia do povo Woyo da etnia Cabinda, ele representa especificamente uma tradição sobre o casamento. 

Gabarito do Professor: Letra A.

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Pedagogia no caso em questão pode ser entendido como o processo que ensina, ou seja, que educa. Nesse sentido, a questão mostra que os antepassados ensinam os mais novos por meio de costumes sociais antigos.

GABARITO A

Era a forma como repassavam seus costumes aos filhos

A) CORRETA – Essa alternativa está correta, pois no artefato citado no texto há representações do ritual de matrimônio do povo Cabinda que segue as tradições matrilineares e contém instruções sobre os costumes sociais dessa etnia. 

B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque não há uma imposição nas formas de comunicação. Uma vez que esses povos tinham a tradição oral para a transferência de saberes e costumes. 

C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque o texto não faz menção a uma desvalorização do comportamento da juventude, mas há uma mensagem de aconselhamento e orientação sobre o casamento. 

D) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois o texto em questão afirma justamente que o artefato contém representações sobre aconselhamento para o casamento.

E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque o artefato a que o texto faz referência embora faça parte de uma etnografia do povo Woyo da etnia Cabinda, ele representa especificamente uma tradição sobre o casamento. 

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