Considere o perfil geotécnico a seguir sobre o qual pretende...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114080 Engenharia Civil
Considere o perfil geotécnico a seguir sobre o qual pretende-se construir um novo empreendimento imobiliário. 
21.png (294×230) 
Dado: Carga dos pilares do empreendimento imobiliário: 925 kN.
 Pela análise das características geotécnicas do terreno (perfil) e a carga dos pilares, a solução para as fundações, técnica e economicamente, mais recomendada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda. A NBR 6122 (ABNT, 2022) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações.

 

Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.

 

Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas.

 

Ainda nesse contexto, o ensaio de penetração padrão (tradução da expressão inglesa “standard penetration test", conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N ou NSPT), a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água. O ensaio SPT é regulado pela NBR 6484 (ABNT, 2020).

 

Especificamente, o índice de resistência à penetração do solo é o principal resultado do ensaio SPT. A metodologia do ensaio SPT consiste em registrar, a cada metro e separadamente, o número de golpes necessários para a penetração de três segmentos de 15 cm de um amostrador padrão no solo. Tais golpes devem ser realizados utilizando um martelo com massa de 65kg, o qual cai de uma altura de 75 cm. Com isso, a energia do ensaio é padronizada. Especificamente, o NSPT corresponde aos golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador padrão, após cravá-lo 15 cm inicialmente.

 

No problema em questão, por conta da magnitude das cargas nos pilares, é necessário utilizar um sistema de fundações profunda. A NBR 6122 (ABNT, 2022) define a fundação profunda como o “elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justificada. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões".

 

Quanto maior o NSPT, maior a resistência lateral da estaca e, sobretudo, a resistência de ponta. Visto isso, de acordo com o relatório do ensaio SPT, a melhor solução, técnica e econômica, é que a estaca fique com a ponta entre as cotas -8 m e – 9 m, uma vez que nesse trecho tem-se os maiores valores de NSPT. Portanto, a alternativa B está correta.

 

Gabarito do professor: letra B.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) ERRADO - atualmente é proibida a execução de tubulão a ar comprimido

B) CORRETO - a estaca esta apoiada numa profundidade onde o solo possui boa capacidade de suporte e não há problema na execução desse tipo de estaca abaixo do lençol freático

C) ERRADO - a sapata ficaria apoiada num solo de baixa capacidade de suporte (SPT entre 2 e 4)

D) ERRADO - a estaca ficaria apoiada num solo de baixa capacidade de suporte (SPT = 6), além dos possíveis problemas com oxidação por estar parcialmente submersa

E) ERRADO - essa estaca não pode ser executada abaixo do lençol freático, pois pode ocorrer estrangulamento do fuste

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo