Uma universidade fed...
Uma universidade federal pretende construir um edifício administrativo, designado na figura acima como edifício B, que abrigará salas para atenderem à reitoria e será composto de sete pavimentos — três na superfície e quatro no subsolo, tendo esses últimos a finalidade de uso como garagem.
O único terreno disponível para a construção desse edifício é o adjacente ao edifício do hospital universitário, indicado na figura como edifício A, que se constitui de dez pavimentos na superfície e de um pavimento no subsolo, utilizado como garagem de ambulâncias.
O edifício do hospital universitário, construído na década de 60 do século passado, possui fundações profundas do tipo tubulão. O solo do local é constituído de argilas colapsíveis e, nas sondagens realizadas, não foi detectada a presença de lençol freático. As barras de aço do reforço são protegidas por argamassa, injetada por gravidade e aderida às barras ao longo de todo o comprimento, não sendo protendidas. As barras interceptam a primeira linha de tubulões do edifício A.
Com base no croqui e na situação hipotética apresentada acima, julgue o item subsecutivo.
A técnica de reforço adotada na solução de engenharia proposta, constituída de inclusões passivas pouco espaçadas com a finalidade de se introduzir resistência à tração e ao cisalhamento no maciço, é conhecida como solo grampeado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conceito pertinente de acordo com nosso colega Ozemir Rodrigues na questão Q439147
Solo Grampeado é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos.
Cortina Atirantada é uma técnica de contenção que consiste na execução de uma “cortina” de contenção seja ela de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. Este tipo de contenção pode ser de caráter provisório (subsolos) ou definitivo.
o que vai acontecer na situação em questão será o seguinte:
após a edificação do edifício B, as fundações do edifício A estará submetida a esforços originados do efeito Tschebotarioff. O efeito Tschebotarioff resultará em esforços horizontais no fuste dos tubulões. Fica inviável reforçar os tubulões com estribos, então, a solução adotada foi grampear os tubulões no solo, tal grampeação combate solicitação tschebotarioff gerando uma tensão de tração no aço revestido
Q928805
A técnica de reforço proposta na situação hipotética é denominada de solo grampeado e tem a finalidade de introduzir resistência à tração e ao cisalhamento no maciço. (certo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo