O acesso aos serviços de urgência não deve ser organizado d...
O acesso aos serviços de urgência não deve ser organizado de maneira exclusivamente burocrática (a partir das filas por ordem de chegada, sem avaliação do potencial de risco, agravo ou grau de sofrimento). Desta maneira, o Ministério da Saúde prevê o acolhimento com avaliação de risco. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Pacientes com classificação de risco vermelho ou amarelo devem ser encaminhados imediatamente para atendimento médico na sala de emergência.
( ) Pacientes com classificação azul apresentam situações clínicas não urgentes e podem ser encaminhados diretamente da triagem do pronto-socorro para atendimento eletivo em Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ambulatório de especialidades, sem necessidade de avaliação médica.
( ) Vítimas de acidentes com veículos motorizados acima de 35 Km/h (quilômetros por hora); pacientes que apresentaram perda de consciência, mesmo que momentânea, após acidente; pacientes com fraturas de múltiplos (três ou mais) arcos costais podem apresentar piora rápida do quadro clínico, e estas condições e sinais são chamados de Bandeiras Vermelhas.
( ) Pacientes com classificação verde encontram-se com condições agudas (urgência relativa) ou não agudas atendidos com prioridade sobre consultas simples – espera até 30 minutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.