Na perspectiva da convergência aos padrões internacionais de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2089477 Contabilidade Pública
Na perspectiva da convergência aos padrões internacionais de contabilidade, o MCASP traz aprimoramentos na estrutura de apresentação das demonstrações contábeis.
Em se tratando do Balanço Financeiro, a sua estrutura permite:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão versa sobre Balanço Financeiro.

Vamos analisar as alternativas:

A) Essa alternativa está errada, pois por meio do Balanço Financeiro pode-se chegar ao Resultado Financeiro, que é a diferença entre Ingressos (receitas orçamentárias, receitas extraorçamentárias e transferências financeiras recebidas) e Dispêndios (despesas orçamentárias, despesas extraorçamentárias e transferências financeiras concedidas), enquanto que osuperávit/déficit financeiro do Balanço Patrimonial é a diferença entre Ativos e Passivos Financeiros.

B) Essa alternativa está errada, pois esse equilíbrio não é assegurado por meio do Balanço Financeiro.

C) Essa alternativa está errada, pois o Balanço Financeiro não se presta a garantir essa compatibilidade.

D) Essa alternativa está errada, pois o Balanço Financeiro não se presta a essa projeção.

E) Essa alternativa está certa, pois, de fato, o Balanço Financeiro demonstra a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas (MCASP, 9ª ed., 506).

Gabarito do Professor: LETRA E)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) O Balanço Financeiro possibilita a apuração do resultado financeiro do exercício, porém o resultado financeiro do exercício não deve ser confundido com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no Balanço Patrimonial por questões de aumento ou diminuição de endividamento.

b) Os Ingressos (Receitas Orçamentárias e Recebimentos Extraorçamentários) e Dispêndios (Despesa Orçamentária e Pagamentos Extraorçamentários) se equilibram por meio da inclusão do Saldo em Espécie do Exercício Anterior na coluna dos Ingressos e do Saldo em Espécie para o Exercício Seguinte na coluna dos Dispêndios, portanto o BF não assegura essa inclusão.

c) ?????????

d) Creio que nenhum Balanço vai dizer a necessidade de O.C pro próximo exercício

e) As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas. (GABARITO)

MNEMÔNICO "CHULÉ", MAS AJUDA:

Pensei no carro FORD VI

Balanço (F)inanc. (ORD)inárias e (VI)nculadas.

Bons estudos.

Gab: A

As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas. Deverão ser detalhadas, no mínimo, as vinculações à educação, saúde, previdência social (RPPS e RGPS) e assistência social. A classificação por fonte/destinação de recursos deve ter uma linha para cada fonte/ destinação de recursos existente. 

 Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 9ª Edição pag 507

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo