Os direitos das crianças explícitos no ECA(Lei nº 8.069/1990):

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248852 Pedagogia
O conto de Ruth Rocha “O Direito das crianças”, abaixo, é a referência para responder a questão. Analise cada uma e assinale a alternativa CORRETA

O Direito das Crianças

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.

Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir…

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Ruth Rocha

Disponível em http://blog.kyly.com.br/blog/de-ruth-rocha-poesia-para-toda-crianca. Acesso em 24/04/2019.
Os direitos das crianças explícitos no ECA(Lei nº 8.069/1990):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - "Devem ser respeitados, independente de qualquer situação."

Para resolver a questão, é necessário conhecer a legislação que trata dos direitos das crianças, em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990. O ECA estabelece uma série de direitos fundamentais para as crianças e adolescentes, tais como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, dentre outros.

Esses direitos são inalienáveis e devem ser assegurados com absoluta prioridade, conforme preconiza o artigo 227 da Constituição Federal. Assim, eles não dependem da vontade de terceiros, seja de indivíduos, do Estado ou de instituições. A proteção integral que deve ser conferida às crianças é um dever de todos, como determina a própria Constituição e o ECA.

A alternativa D está correta, pois reflete esse princípio de proteção integral e de prioridade absoluta dos direitos das crianças, que devem ser respeitados independentemente de qualquer situação, como questões socioeconômicas, culturais, étnicas ou outras. Não é uma questão de concordância ou manifestação da Promotoria da Educação, e sim um dever legal e moral que está acima dessas condições.

As outras alternativas falham em reconhecer a amplitude e a incondicionalidade dos direitos das crianças estabelecidos pelo ECA. Por exemplo, a alternativa A sugere uma condição que não está em conformidade com o ECA, já que este estabelece que é dever do Estado garantir à criança e ao adolescente o acesso à educação, o que inclui a disponibilização dos livros didáticos. A alternativa B erra ao dizer que os direitos são restritos a apenas alguns itens mencionados, desconsiderando a gama de direitos assegurados pelo ECA. A alternativa C erra ao sugerir que os direitos só se estabelecem após a manifestação da Promotoria da Educação, o que é incorreto, pois os direitos já estão definidos em lei. Por fim, a alternativa E está incorreta, pois os direitos das crianças não devem ser questionados, mas sim garantidos e respeitados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D.

Devem ser respeitados, independente de qualquer situação

Gabarito D

ECA, Art. 3º.  Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

ECA,  Art. 152. Aos procedimentos regulados nesta Lei aplicam-se subsidiariamente as normas gerais previstas na legislação processual pertinente.

ECA, Art. 212. Para defesa dos direitos e interesses protegidos por esta Lei, são admissíveis todas as espécies de ações pertinentes.

§ 1º Aplicam-se às ações previstas neste Capítulo as normas do Código de Processo Civil.

§ 2º Contra atos ilegais ou abusivos de autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público, que lesem direito líquido e certo previsto nesta Lei, caberá ação mandamental, que se regerá pelas normas da lei do mandado de segurança.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo