Considere as alternativas verdadeiras (V) ou falsas (F) e as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248854 Pedagogia
Considere as alternativas verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa CORRETA no que tange à política nacional de educação inclusiva.


I- O objetivo geral da política nacional de educação especial, na perspectiva inclusiva é assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
II- A Conferência Internacional de Salamanca foi uma marco para a definição da política de educação especial, na perspectiva da inclusão.
III- A trajetória da educação especial sempre foi marcada por processos de inclusão social.
IV- A educação especial é uma modalidade da educação básica.
V- O objetivo da educação especial, na perspectiva inclusiva, é acabar com as classes especiais para pessoas com deficiências.


É verdade o que se afirma apenas em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - I, II e IV.

A questão aborda conhecimentos relacionados à política nacional de educação inclusiva. Para respondê-la, é necessário entender os objetivos e princípios desta política, bem como seu contexto histórico e sua aplicação na prática educacional. Vamos analisar cada afirmação e entender por que a alternativa C está correta.

I - Verdadeiro: O objetivo geral da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva realmente é assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Isso está em conformidade com a legislação e diretrizes educacionais vigentes que visam promover a igualdade de acesso à educação para todos os estudantes.

II - Verdadeiro: A Conferência Internacional de Salamanca, realizada em 1994, foi realmente um marco importante na definição da política de educação especial na perspectiva da inclusão. A declaração de Salamanca e a linha de ação sobre necessidades educativas especiais, que surgiram desse encontro, enfatizam a importância de sistemas educativos inclusivos que possam atender a todas as crianças dentro de um ambiente escolar regular.

III - Falso: A afirmação de que a trajetória da educação especial sempre foi marcada por processos de inclusão social é imprecisa. Historicamente, a educação especial passou por várias fases, incluindo a segregação e a integração, antes de se chegar ao conceito de inclusão que conhecemos hoje. Portanto, não foi sempre que a educação especial esteve alinhada com os princípios inclusivos.

IV - Verdadeiro: A educação especial é, de fato, uma modalidade da educação básica. Ela é organizada para atender de maneira mais eficaz às necessidades específicas de alunos que apresentam deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, assegurando o acesso, a participação e a aprendizagem no ensino regular.

V - Falso: A educação especial na perspectiva inclusiva não tem como objetivo acabar com as classes especiais, mas sim garantir que as necessidades educacionais especiais dos alunos sejam atendidas no âmbito do sistema regular de ensino. As classes especiais ou segregadas são vistas como uma última alternativa, quando as adaptações no ambiente regular de ensino não forem suficientes para atender às necessidades do aluno.

Portanto, as afirmações I, II e IV são verdadeiras, o que torna a alternativa C a resposta correta para a questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

I, II e IV.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo