Os fatos jurídicos são aptos a modificar direitos, seja de ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os fatos jurídicos são aptos a modificar direitos, seja de forma subjetiva, seja de forma objetiva.
A sentença é verdadeira. Os fatos jurídicos podem modificar direito de maneira subjetiva (na alteração de titularidade do objeto ou direito) ou de maneira objetiva (alteração do conteúdo do objeto ou direito).
Sobre o tema, ensina o Professor Paulo Byron Oliveira Soares Neto:
“1. Fato jurídico: é todo acontecimento, natural ou humano que determina a ocorrência de efeitos constitutivos, modificativos ou extintivos de direitos e obrigações. [...]
3. Modificação de direitos: é possível prática de atos ou a ocorrência de fatos jurídicos que impliquem a modificação de direitos. A modificação pode ser tanto no conteúdo ou objeto das relações jurídicas (modificação objetiva), quanto no que se refere aos titulares (modificação subjetiva).
b) modificação subjetiva: alteração de titularidade do objeto ou do direito, pode se dar pela substituição do sujeito ativo ou passivo, pela multiplicação ou concentração de sujeitos ou mesmo o desdobramento da relação jurídica."
Portanto, item correto.
Gabarito: Certo.
Fonte: SOARES NETO, Paulo Byron Oliveira. Direito Civil: Atos, Fatos e Negócios Jurídicos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO.
Fato jurídico em sentido amplo
Abrange não apenas os acontecimentos naturais (fatos jurídicos em sentido estrito), mas também as ações humanas lícitas e ilícitas (ato jurídico em sentido amplo e ato ilícito), bem como aqueles fatos que, embora haja a atuação humana, esta é desprovida de manifestação de vontade, mas mesmo assim produz efeitos jurídicos (ato-fato jurídico).
[...]
Modificação de direitos: é possível prática de atos ou a ocorrência de fatos jurídicos que impliquem a modificação de direitos. a modificação pode ser tanto no conteúdo ou objeto das relações jurídicas (modificação objetiva), quanto no que se refere aos titulares (modificação subjetiva).
a) modificação objetiva: pode ocorrer a alteração tanto de quantidade, volume, qualidade ou conteúdo do objeto ou direito;
b) modificação subjetiva: alteração de titularidade do objeto ou do direito, pode se dar pela substituição do sujeito ativo ou passivo, pela multiplicação ou concentração de sujeitos ou mesmo o desdobramento da relação jurídica.
FONTE: https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/448747103/direito-civil-atos-fatos-e-negocios-juridicos
Qual é a lógica em copiar o comentário anteriormente feito pelo colega e responder sem acrescentar mais nada?
O texto trata do conceito de fato jurídico em sentido amplo, que abrange não apenas os acontecimentos naturais, mas também as ações humanas lícitas e ilícitas, bem como aqueles fatos em que a atuação humana é desprovida de manifestação de vontade, mas mesmo assim produz efeitos jurídicos. Além disso, o texto destaca que é possível ocorrer a modificação de direitos, tanto no conteúdo ou objeto das relações jurídicas (modificação objetiva), quanto no que se refere aos titulares (modificação subjetiva), podendo ocorrer a alteração de quantidade, volume, qualidade ou conteúdo do objeto ou direito, assim como a alteração da titularidade do objeto ou do direito.
Fonte: GPT dos Comentários QC⭐
O texto aborda o conceito amplo de fato jurídico, que engloba eventos naturais, ações humanas lícitas e ilícitas, e situações em que a atuação humana não envolve manifestação de vontade, mas ainda assim tem consequências legais.
Resumindo: Fato jurídico lato sensu é o fato humano ou da natureza que tem o condão de criar, modificar ou extinguir direitos. Os fatos jurídicos lato sensu são divididos em:
a) Fato natural ou fato jurídico stricto sensu: é todo acontecimento natural que produz efeitos na órbita do direito podendo ser: ∘ Ordinário. Ex: Prescrição, nascimento com vida, usucapião, etc. ∘ Extraordinário (imprevisível). Ex: Catástrofe inesperada. b) Fato humano ou fato jurídico: é o fato que ocorre em decorrência da vontade humana.
Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/fato-e-ato-juridico-e-natural
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo