A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incide so...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige, de forma literal, conhecimentos da Lei Nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988.
Observe o artigo transcrito abaixo:
“Art. 6º A administração e fiscalização da contribuição social de que trata esta lei compete à Secretaria da Receita Federal.
Parágrafo único. Aplicam-se à contribuição social, no que couber, as disposições da legislação do imposto de renda referente à administração, ao lançamento, à consulta, à cobrança, às penalidades, às garantias e ao processo administrativo.”
Portanto, o gabarito é letra A.
Fonte: Lei Nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra a
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal brasileiro que incide sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda. É devida pelas pessoas jurídicas e entes equiparados pela legislação do IR, destinando-se ao financiamento da Seguridade Social, estando disciplinado pela lei nº 7.689/ 1988 e suas alterações.
d)Es.tão sujeitas ao pagamento da CSLL as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.
A CSLL veio como um complemento da tributação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), eis que, quando da sua criação, houve a redução da alíquota do IRPJ em 8%, e a instituição da CSLL com, inicialmente, a mesma alíquota
- BC é o valor do resultado do exercício, antes da provisão de IR. Na prática segue a forma de tributação do IR: lucro real, presumido ou arbitrado.
- Apuração conforme a tributação do IR: trimestral (lucro real ou presumido) ou anual com antecipações mensais por estimativa (lucro real anual).
- Alíquotas diferenciadas conforme atividade econômica: 20% bancos, 15% distribuidoras de valores mobiliários, corretoras... 9% demais pessoas jurídicas.
A alternativa correta é a letra A
A CSLL deve ser apurada acompanhando a forma de tributação do lucro adotada para o imposto de renda. Isso significa que a base de cálculo da CSLL é o lucro real, que é a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas. Além disso, as despesas e receitas que são dedutíveis na apuração do lucro real para o imposto de renda também são consideradas na apuração da CSLL.
Quanto à alíquota, ela varia de acordo com o tipo de atividade econômica da pessoa jurídica, podendo ser de 9% ou 15%.
Alternativa A
A CSLL é calculada dependendo da forma de tributação adotada pela organização: lucro real, presumido ou arbitrado.
Estão sujeitas ao pagamento da CSLL as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/tributos/CSLL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo