Está correto, segundo a norma-padrão da língua portuguesa e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911781 Português
Leia a tira para responder à questão.


(Bill Waterson. O melhor de Calvin. https://cultura.estadao.com.br,
18.06.2019. Adaptado)
Está correto, segundo a norma-padrão da língua portuguesa e o sentido original, o seguinte trecho do terceiro quadro reescrito: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é de reescritura de texto e quer saber qual das alternativas abaixo está reescrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e o sentido original. Vejamos:

Quer dizer que, 
ao invés da gente dominar as máquinas, elas controlam a gente? Que ideia assustadora.

= Ao invés de a gente dominar as máquinas / as máquinas serem dominadas por nós,
elas nos controlam / somos controlados por ela?


A) … ao invés de termos controle sobre as máquinas, as máquinas são por nós manipuladas? 
ERRADO. As duas frases aqui acabam tendo o mesmo sentido: nós termos o controle das máquinas / as máquinas serem controladas por nós. Além disso, a frase original muda de sentido, uma vez que "as máquinas não são por nós manipuladas", mas, sim, somos manipulados pelas máquinas.

B) … ao invés de sermos manipulados pelas máquinas, nós somos seus controladores?
ERRADO. A frase original fala que as máquinas nos controlam e não que somos os controladores das máquinas. Houve, portanto, alteração de sentido na reescritura.

C) … ao invés de a gente ser controlado pelas máquinas, são elas que nos controlam? 
ERRADO. A frase original fala " ao invés de  nós dominarmos/controlarmos as máquinas" e a reescritura fala em "nós sermos controlados pelas máquinas". Houve, portanto, alteração de sentido.

D) … ao invés de controlarmos as máquinas, elas são manipuladas por nós?
ERRADO. O texto original fala em "as máquinas nos controlarem" e a reescritura fala em "nós manipularmos/controlarmos as máquinas". Houve, portanto, alteração de sentido.

E) … ao invés de as máquinas serem controladas por nós, nós somos manipulados por elas? 
CERTO. O sentido desse frase da reescritura é o mesmo que o da frase original: ao invés da gente dominar as máquinas (ao invés de as máquinas serem controladas por nós), elas controlam a gente (nós somos manipulados por elas) . Lembrando que, de acordo com a maioria dos gramáticos, não se contrai preposição com artigo (ou pronome) antes de verbo no infinitivo, por isso "apesar de as" e não "apesar das".

Gabarito: Letra E


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E.

➥ Quando o examinador pedir: "segundo a norma-padrão da língua portuguesa e o sentido original", você observará primeiro os erros gramaticais (regência, concordância etc.). Depois, partirá para os de sentido. Ajuda muuito a ganhar tempo.

  • Como, na questão, não há, pelo que pude analisar, erros gramaticais, partiremos para os de sentido.

No quadrinho: "Quer dizer que, ao invés da gente dominar as máquinas, elas controlam a gente? Que ideia assustadora"

  • O sentido é o seguinte: as máquinas controlam a gente. Deveria ser o contrário: deveríamos dominá-las, e não sermos dominados.

Procuraremos a alternativa em que há esta ideia: somos os DOMINADOS pelas maquinas, e não os dominadores.

 

a) … ao invés de termos controle sobre as máquinas, as máquinas são por nós manipuladas? → Errado. Aqui há a ideia de que nós manipulamos. Errado! Nós somos os manipulados, e não os manipuladores.

 

b) … ao invés de sermos manipulados pelas máquinas, nós somos seus controladores? → Errado. Não somos os controladores. Somos os controlados. Erro no sentido.

 

c) … ao invés de a gente ser controlado pelas máquinas, são elas que nos controlam? → Errado. Não faz nem sentido esta. Ao invés de eu ser controlado, eu sou controlado? rsrs. Imagine que eu te diga: "eu não sou controlado. Na verdade, eu sou controlado" (???).

 

d) … ao invés de controlarmos as máquinas, elas são manipuladas por nós? → Errado. Elas não são manipuladas por nós. Nós somos manipulados por elas.

 

e) … ao invés de (1) as máquinas (2) serem controladas por nós, nós somos manipulados por elas? → Correto. Aqui há o sentido original do texto.

➥ Complementando:

1- Ao invés de x em vez de

  • Ao invés de → Quando um for o contrário do outro: "Parou ao invés de andar" → Parar x andar: um é o contrário do outro, logo usamos "ao invés de".
  • Em vez de → Quando um não for o contrário do outro: "almoçou em vez de jogar futebol" → Almoçar x jogar futebol: um não é o contrário do outro, logo usamos "em vez de".

2- Por que o examinador escreveu "ao invés de as máquinas serem controladas por nós" em vez de "ao invés das máquinas serem controladas por nós"? Pessoal, vejam que "as máquinas" é sujeito da oração: quem é controlado por nós? As máquinas. O núcleo do sujeito (máquinas) não pode vir preposicionado.

  • "É a hora da onça beber água" → Errado. Quem beberá água? A onça. O correto é: "é a hora de a onça beber água".

(VUNESP/Campinas/2019) O período que atende às prescrições da sintaxe é: "O fato da prefeitura enfrentar certos problemas financeiros não significa estar insensível às necessidades da população nem que envidará esforços para atendê-las". → Errado. "O fato DE A prefeitura enfrentar..."

  • Observe que, no quadrinho, o autor escreveu: "ao invés da gente dominar...", por isso o examinador fez a correção.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Pra mim foi quase um trava língua kkkk

Mas deu certo!

ao invés de as máquinas serem controladas por nós, nós somos manipulados por elas? 

obs: quase tirei no início por causa da repetição do nós

GAB-E

… ao invés de as máquinas serem controladas por nós, nós somos manipulados por elas? 

LEIA ATÉ O FINAL.

FAÇA UM CAFÉ BEM FORTE. E ESTUDE!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo