Para a autora do texto, um certo uso específico das aspas 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911784 Português
Leia o texto para responder à questão.

   Aspas têm sido úteis no decorrer da minha vida e, imagino, na de inúmeras pessoas também. Na escola, ao usá-las pela primeira vez numa redação, provoquei até emoção na professora. Ganhei elogios. Coisa de que nunca se esquece.
   Utilizar aspas em uma palavra ou expressão não significa perdão ou redenção. É falso, também, dizer que amenizam o próprio conteúdo ou o impacto dessas expressões. Ao contrário, todo pensamento escrito, sinalizado ou falado “entre aspas” vale mais ainda, e por duas razões.
   Primeiro: usar aspas é uma escolha consciente. Não decidimos abrir aspas pela ameaça de um revólver na cabeça, por chantagem emocional ou financeira. Palavras e expressões entre aspas são selecionadas com autonomia e independência e, assim, refletem e registram opiniões e intenções.
   Segundo, ao usar aspas, a pessoa faz uma denúncia de si mesma. Algo do inconsciente humano vive precisamente entre o abre aspas e o fecha aspas. Ao utilizá-las, revelamos um pouquinho do que habitualmente escondemos ou contamos só pela metade, devagarinho, de modo a ir calibrando a reação da sociedade, de quem amamos, de qualquer pessoa ou grupo que nos afete.
   Apenas nos últimos dias ecoou dentro de mim um alerta sobre o uso das aspas, pois me dei conta de que esse sinal gráfico em forma de pequenas alças – como as aspas são descritas nos dicionários – é de uso arriscado, enganoso e potencialmente danoso. Seu uso, hoje deduzo, não é tão inofensivo.

(Cláudia Werneck. Aspas nunca mais. www1.folha.uol.com.br, 08.09.2021. Adaptado)
Para a autora do texto, um certo uso específico das aspas 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão juntos e entender por que a alternativa B é a correta.

Gabarito: B

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B é a correta porque, ao longo do texto, a autora argumenta que o uso das aspas pode esconder os reais propósitos de quem está se expressando, podendo gerar danos. Ela menciona que o uso das aspas é "arriscado, enganoso e potencialmente danoso", indicando que as aspas podem mascarar intenções e causar efeitos negativos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: A alternativa A está incorreta porque o texto não menciona que o uso das aspas promove a boa convivência entre as pessoas. Pelo contrário, a autora alerta sobre o uso enganoso e danoso das aspas.

C: A alternativa C também está incorreta. No texto, a autora utiliza a metáfora da ameaça com um revólver para explicar que o uso de aspas é uma escolha consciente, mas não para dizer que o uso de aspas revela um comportamento agressivo.

D: A alternativa D está incorreta porque a autora menciona a emoção da professora ao ver o uso das aspas pela primeira vez apenas como uma experiência pessoal, e não como uma regra geral sobre a qualidade de um texto.

E: A alternativa E está incorreta porque o texto não trata das aspas como um recurso condenável por ferir regras gramaticais. A preocupação da autora é com o potencial enganoso e danoso do seu uso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B

O uso específico das aspas...

a) tem a capacidade de promover a boa convivência entre as pessoas, mas não pode ser confundido com um pedido de desculpas. → Errado. Extrapolação. A segunda parte é verdadeira. A autora diz isso no 2º parágrafo: "Utilizar aspas em uma palavra ou expressão não significa perdão ou redenção".

b) mascara os reais propósitos daquele que fala, o qual, com intenção, pode gerar algum tipo de dano. → Correto. Final do último parágrafo: "... me dei conta de que esse sinal gráfico em forma de pequenas alças (...) é de uso arriscado, enganoso e potencialmente danoso".

c) revela um comportamento agressivo, como o de quem ameaça outra pessoa com arma de fogo por motivos pouco nobres. → Errado. O exemplo da arma de fogo foi utilizado apenas para ilustração. "Não decidimos abrir aspas pela ameaça de um revólver na cabeça, por chantagem emocional ou financeira".

d) caracteriza-se como um recurso importante para convencer professores de que o texto em que tal uso é feito é de qualidade. → Errado. Não é esse um dos objetos específicos das aspas que a autora nos cita. O exemplo de sua infância foi utilizado como uma consequência de um uso útil das aspas. "Na escola, ao usá-las pela primeira vez numa redação, provoquei [depois de usá-las de forma útil] emoção na professora".

e) é recurso condenável porque acaba ferindo regras gramaticais e, consequentemente, interferindo no bom uso da língua. → Errado. Essa opção só foi escrita porque acabaram as ideias do examinador.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Questão mais de interpretação de texto do que pontuação. Será a tendência da Vunesp?

confesso que essa eu precisei apenas do título para responder rsrs, total interpretação!!!

Fui de letra A.

A) tem a capacidade de promover a boa convivência entre as pessoas, mas não pode ser confundido com um pedido de desculpas.

Justificativas para a assertiva A:

4o parágrafo: "Ao utilizá-las, revelamos um pouquinho do que habitualmente escondemos ou contamos só pela metade, devagarinho, de modo a ir calibrando a reação da sociedade, de quem amamos, de qualquer pessoa ou grupo que nos afete."

2o parágrafo: "Utilizar aspas em uma palavra ou expressão não significa perdão ou redenção."

Motivo pelo qual, para mim, a B está errada:

B) mascara os reais propósitos daquele que fala, o qual, com intenção, pode gerar algum tipo de dano.

4o parágrafo:

"Ao utilizá-las, revelamos um pouquinho do que habitualmente escondemos ou contamos só pela metade, devagarinho, de modo a ir calibrando a reação da sociedade, de quem amamos, de qualquer pessoa ou grupo que nos afete."

"Segundo, ao usar aspas, a pessoa faz uma denúncia de si mesma."

O que os colegas acham?

Que questão linda, que questão bem feita.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo