O trecho – Apesar da importância desses organismos, pouco s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911790 Português
Leia o texto para responder à questão.

  Um grupo de cientistas vai mapear amostras de fungos subterrâneos em 2022. A meta deles é registrar em quais regiões esses organismos estão ameaçados. Com os dados em mãos, a equipe quer encontrar melhores formas de proteger e conservar o meio ambiente.
  O foco do grupo científico está nas micorrizas, como são chamadas as associações entre fungos e raízes de plantas e árvores. Estudos demonstram que as associações são capazes de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera. O processo diminui o impacto do aquecimento global.
   As combinações também são responsáveis por criar conexões entre as plantas, em uma rede que se assemelha à internet, com repasse de nutrientes, em vez de informações, entre as árvores.
   Em apenas 10 centímetros do solo, é possível encontrar mais de 450 quatrilhões de quilômetros dessas associações entre fungos e plantas, estimam os cientistas. Apesar da importância desses organismos, pouco se sabe sobre eles, e há poucas iniciativas que buscam preservar a biodiversidade abaixo do solo, onde eles estão, algo que a iniciativa do grupo de cientistas tenta mudar com o mapeamento.
   Com a coleta de amostras, os pesquisadores vão criar imagens que demonstrem a função dos fungos ao absorver dióxido de carbono. Esse processo pode estar ameaçado pela expansão agrícola, pelo uso de fertilizantes e de pesticidas no solo e pelo desmatamento e urbanização.

(Crisley Santana. A iniciativa científica para fazer um mapa global de fungos. www.nexojornal.com.br, 02.12.2021. Adaptado)

O trecho – Apesar da importância desses organismos, pouco se sabe sobre eles… (4º parágrafo) – pode ser assim reescrito, observando a norma-padrão e o sentido original: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A

"Apesar da importância desses organismos, pouco se sabe sobre eles… "

  • A ideia aqui é a seguinte: as micorrizas são muito importantes, embora nós saibamos muito pouco delas.

Agora, vamos procurar o mesmo sentido nas alternativas:

a) Não obstante a relevância das micorrizas, pouco se sabe sobre elas. → Correto. O Pestana diz que não obstante é uma conjunção adversativa: "sorria sem pudor, não obstante (= porém) se aquietava diante do pai". Ela também pode ser uma locução prepositiva que traz a ideia de concessão: "não obstante a doença (= apesar da doença), mantinha-se firme".

➥ É o que acontece na questão, pessoal. Substituímos o "apesar de", que nos traz a ideia de concessão, por "não obstante". E o sentido? Foi mantido? Sim!! "Pouco se sabe sobre as micorrizas, não obstante a (=apesar da) relevância delas".

 

b) Pouco se sabe sobre as micorrizas, mas elas são de pouco interesse. → Errado. Prejuízo no sentido.

 

c) Pouco se sabe sobre as micorrizas, dada a pouca influência delas. → Errado. Prejuízo no sentido.

 

d) Embora pouco se saiba sobre as micorrizas, elas são de pouca deferência (importãncia). → Errado. Prejuízo no sentido.

 

e) Conquanto as micorrizas sejam pouco interessantes, não se sabe muito sobre elas. → Errado. São muito importantes, portanto muito interessantes.

  • Conquanto: equivale a "embora" (embora as micorrizas sejam pouco interessantes...)

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Este "a", em "não obstante a relevância", deveria ter crase?

Errei por achar que o "a" em : "Não obstante a relevância" tinha crase -_-

Fui de eliminação, já que as outras questões falavam que ela não tinha muita importância.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo