Um casal em processo de separação disputa a guarda da filha...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911792 Psicologia

Um casal em processo de separação disputa a guarda da filha única. A mãe alega que o pai não tem condições emocionais de criar uma criança. Relata que ele sempre foi emocionalmente frio, distante, incapaz de mostrar carinho. O marido reconhece não ser uma pessoa calorosa e revela que não consegue expressar seus sentimentos, apesar do afeto que sente pela filha. Reconhece não confiar naqueles que o cercam, mas acredita ter mais responsabilidade do que a mãe para cuidar da criança. Sob a perspectiva de John Bowlby, é provável que as dificuldades afetivas do marido

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa D.

Para entender por que essa alternativa é correta, precisamos revisitar os conceitos da teoria do apego de John Bowlby. Bowlby sugere que as primeiras relações do indivíduo, especialmente aquelas com os cuidadores primários, são cruciais para o desenvolvimento emocional e social ao longo da vida. Quando essas primeiras relações são marcadas por insatisfação ou falta de afeto, podem resultar em dificuldades afetivas persistentes.

Justificativa da alternativa D:

Bowlby argumenta que as dificuldades afetivas do marido podem ser decorrentes de relações familiares pouco satisfatórias na infância. Segundo a teoria do apego, as experiências negativas ou de negligência emocional na infância tendem a influenciar profundamente a capacidade de formar e manter relacionamentos saudáveis na vida adulta. Por isso, é mais provável que as dificuldades afetivas do marido persistam ao longo de sua vida.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Embora relacionamentos que valorizem o indivíduo e permitam a reconstrução da autoimagem possam ajudar no desenvolvimento emocional, a teoria de Bowlby enfatiza que as dificuldades afetivas estabelecidas na infância tendem a ser persistentes. Portanto, essa alternativa não está totalmente alinhada com a perspectiva de Bowlby sobre a persistência das dificuldades afetivas.

Alternativa B: A ideia de pensamentos catastróficos e sua influência sobre a confiança não está diretamente relacionada com a teoria de apego de Bowlby. Bowlby se concentra mais nos padrões de apego e menos em processos cognitivos específicos como pensamentos catastróficos, tornando esta alternativa incorreta.

Alternativa C: O transtorno esquizotípico é uma condição diagnóstica específica com critérios próprios que não se alinham diretamente com a perspectiva de Bowlby. A descrição do marido não contempla todos os critérios desse transtorno, portanto, essa alternativa está errada.

Alternativa E: Embora a dinâmica familiar atual possa influenciar o comportamento, a perspectiva de Bowlby coloca um peso maior nas experiências da infância e na relação com os cuidadores primários. Assim, essa alternativa não captura a essência da teoria de apego de Bowlby.

Em resumo, a alternativa D se alinha melhor com a perspectiva de John Bowlby sobre como relações familiares pouco satisfatórias na infância podem ter um impacto duradouro nas dificuldades emocionais e afetivas ao longo da vida.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Considero uma questão complexa, que se ficar pensando muito pode levar ao erro, de modo que vou colocar um trecho do autor na literalidade.

''Um dos pressupostos básicos da TA é de que as primeiras relações de apego, estabelecidas na infância, afetam o estilo de apego do indivíduo ao longo de sua vida (BOWLBY, 1989).''

Partindo dessa ideia categórica do teórico, a alternativa correta é a D.

John Bowlby > Teoria do Apego.

Teoria do APEGO - Bowlby.

As primeiras relações de apego, durante a infância, implicam no estilo de apego do individuo ao longo de sua vida. Pensamento parecido com o de Winnicott.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo