Em processo de divórcio litigioso, com acusações de violênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911797 Psicologia
Em processo de divórcio litigioso, com acusações de violência sexual do pai em relação à filha, o psicólogo perito declara o seguinte em documento resultante da avaliação psicológica realizada: “na entrevista com o Sr. João, não foi possível conhecer sua história de vida e suas relações familiares, pois ele se limitou a falar de sua relação com a ex-esposa, tentando provar que as ações dela como mãe eram erradas, desqualificando-as ao seu olhar”. Em se tratando de entrevista psicológica ou clínica, conforme entendida por José Bleger (2011), essa descrição revela que o psicólogo deveria ter
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - atentado para aspectos da interação entrevistador-entrevistado que teriam levado o entrevistado a adotar atitudes defensivas.

Justificativa da Alternativa Correta:

De acordo com José Bleger, um conhecido autor em Psicologia, a entrevista psicológica é uma técnica que não apenas coleta dados, mas também analisa a interação entre entrevistador e entrevistado. A descrição fornecida na questão indica que o Sr. João adotou uma postura defensiva, focando-se em desqualificar a ex-esposa em vez de fornecer informações sobre sua história de vida e relações familiares. Isso sugere que houve elementos na dinâmica da entrevista que podem ter contribuído para essa defensividade.

Portanto, o psicólogo deveria ter prestado atenção a esses aspectos interacionais para entender melhor por que o entrevistado adotou essa postura. A observação e análise dessas interações poderiam fornecer insights valiosos sobre as dinâmicas subjacentes que influenciam o comportamento do entrevistado.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Utilizado testes psicológicos no lugar da entrevista, por serem menos ameaçadores e mais adequados ao contexto pericial: Os testes psicológicos são ferramentas importantes, mas não substituem a entrevista clínica. A entrevista permite uma compreensão mais holística e contextual do sujeito, algo que testes padronizados não conseguem captar completamente.

C - Impedido que as variáveis da personalidade do entrevistado dominassem a entrevista, controlando sua atitude pouco colaboradora: Controlar variáveis de personalidade de maneira direta durante uma entrevista pode ser impraticável e eticamente questionável. Além disso, a defensividade pode ser um aspecto importante a ser analisado em uma avaliação psicológica.

D - Adotado uma atitude mais próxima e amigável, de modo a deixar o entrevistado mais à vontade e contornar suas atitudes defensivas: Embora uma atitude amigável possa ser útil para criar um clima de confiança, não é garantia de que o entrevistado deixará de ser defensivo. A defensividade pode ter raízes mais profundas do que a simples falta de simpatia do entrevistador.

E - Esclarecido para o entrevistado o impacto negativo de sua atitude beligerante em relação à esposa para a avaliação psicológica: Informar o entrevistado sobre o impacto negativo de sua atitude pode ser visto como uma tentativa de influenciar ou mudar seu comportamento durante a avaliação, o que pode comprometer a validade dos resultados obtidos na entrevista.

Espero que esta explicação tenha elucidado sua compreensão sobre a questão e o tema abordado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A realidade é que, em todos os casos, a entrevista é sempre um fenômeno grupal,já que mesmo com a participação de um só entrevistado sua relação com o entrevistador deve ser considerada em função da psicologia e da dinâmica de grupo."

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo