O modo de organização textual predominante no texto é:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q669907 Português
Festejando no precipício
Gregório Duvivier
Quando pequeno, a primeira coisa que fazia ao comprar uma agenda era escrever em letras garrafais no dia 11 de abril: "MEU NIVER". Depois ia pro dia 11 de março: "FALTA UM MÊS PRO MEU NIVER". E depois me esquecia da existência da agenda, até porque não tinha muitos compromissos naquela época. Tenho umas cinco agendas que só contêm essas duas informações fundamentais.
O aniversário era o grande dia do ano, a maior festa popular do planeta, um Natal em que o Jesus era eu. Pulava da cama e marcava minha altura no batente da porta. Era o dia de comemorar cada milímetro avançado nessa guerra que travo desde pequeno contra a gravidade.
Meu pai abria a porta: "Hoje a gente vai pro lugar que você quiser". "Oba! Vamos pro Tivoli Park!" "Não, filho, pro Tivoli Park não." "Mas você falou qualquer lugar." "No Tivoli Park tem assalto no trem fantasma." Era um argumento forte.
Acabava me levando pro clube, e depois minha mãe dava uma festa lá em casa na qual eu era o centro das atenções e podia comer brigadeiro e tomar litros de refrigerante — ambos artigos proibidos, classificados como "porcaria" — e assistir ao show do meu artista predileto — o mágico Almik. Na hora do parabéns, me escondia debaixo da mesa quando cantavam "Com Quem Será?", mas até que gostava da ideia de que um dia alguém talvez fosse querer se casar comigo. Para um garoto com cabelo de cuia e uma dentição anárquica, um relacionamento amoroso era um sonho tão distante quanto um McDonalds dentro de casa. O tempo passou e a verdade veio à tona: ambas as coisas talvez sejam possíveis, mas será que são desejáveis?
Hoje faço trinta. Dizem que com o passar dos anos deixa de fazer sentido comemorar o passar dos anos. Afinal, cada ano a mais é um ano a menos e na vida adulta não há nem mais a esperança de crescer algum centímetro. No batente da porta, estacionei no 1.69 m, entre minha prima Helena e minha irmã Barbara. Para piorar, o Brasil tá um caos, todo o mundo se odeia, e a temperatura do mundo não para de esquentar.
Lembro que a revista "The Economist" ficou chocada que o Brasil teria Carnaval mesmo na crise —estaríamos "festejando no precipício". A revista pode entender de crise, mas não entende nada de Carnaval — acha que serve para comemorar a opulência. Toda festa boa serve pra esquecer, nem que seja por um momento, o precipício. Debaixo da mesa do bolo, a felicidade parece tão possível, tão desejável. 

Disponível em: . Acesso em:<http://1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2016/04/1759507-festejando-no-precipiicio-.shtm,> 11 abr. 2016. 
O modo de organização textual predominante no texto é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o modo de organização textual predominante no texto de Gregório Duvivier. A pergunta está focada em identificar qual é a estrutura textual que predomina no trecho fornecido.

Alternativa B - a narração, evidenciada pela enunciação de fatos encadeados no tempo.

Esta é a alternativa correta. O texto é predominantemente narrativo, pois apresenta uma sequência de eventos e experiências pessoais do autor ao longo do tempo. A narrativa é caracterizada pela presença de uma linha temporal, onde os fatos são relatados em uma ordem cronológica.

Para identificar a narração, observe elementos como:

  • **Presença de verbos no passado**: Indicam ações que aconteceram ao longo do tempo.
  • **Sequência de eventos**: O autor descreve eventos de sua infância até a vida adulta.
  • **Marcos temporais**: O texto menciona datas e acontecimentos em uma linha do tempo (ex.: "Quando pequeno", "Hoje faço trinta").

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - a descrição, perceptível no uso exaustivo de expressões qualificadoras.

Esta alternativa está incorreta porque a descrição não é o foco principal do texto. Embora existam algumas descrições, como a aparência do autor quando criança, o texto não se concentra em qualificar ou detalhar objetos ou cenários, mas sim em contar uma história.

Alternativa C - o diálogo, marcado pela ênfase na oposição de ideias das personagens.

Embora haja uma breve interação entre o autor e seu pai, o diálogo não é o fio condutor do texto. O texto é muito mais uma narrativa pessoal do que uma conversa entre personagens.

Alternativa D - a argumentação, materializada na gradação como mecanismo retórico.

O texto não tem como objetivo principal convencer o leitor de um ponto de vista específico ou usar mecanismos retóricos para construir uma argumentação. Ele relata experiências e reflexões pessoais, o que caracteriza mais a narração.

Para enfrentar questões de interpretação de texto, recomenda-se que o aluno busque identificar o foco principal do texto: se está contando uma história, descrevendo algo, discutindo ideias ou apresentando uma argumentação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto contém tipologia textual narrativa:

1)       Narrativo – Elementos da narrativa: Verbos no passado

É a modalidade de texto que se relaciona com objetos do mundo real. Na narração, o objetivo do autor é contar um fato, relatar acontecimentos, reais ou imaginários.

 

Conta-se uma história com personagens por meio de um narrador. Neste tipo textual contém:

a)                 Narrador: personagem – observador – onisciente - intruso

b)                Foco narrativa: 1ª pessoa ou 3º pessoa

c)                  Ação: apresentação – desenvolvimento – climax – desfecho

d)                Personagens: protagonista – antagonista – secundários

e)                 Tempo: cronológico – psicológico-época em que os fatos ocorrem.

f)                   Enredo: é o encadeamento de fatos

g)                 Desfecho: a consequência do desenrolar dos fatos. * não necessariamente.

h)                Espaço: Físico – imaginário – social

 

Gêneros textuais:

Lenda

Romance

Parábola

Conto,

Fábula

Lenda

Anedota

Crônica

 

Contar uma história! Verbo no passado e tempo cronológico. Essa foi bem fácil

Tipos Textuais:

 

 

► Narração: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

 

► Dissertação: Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.

 

► Descrição: Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.

 

► Injunção: São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.

 

► Exposição: O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.

 

 

Fonte: http://m.portugues.uol.com.br/redacao/tipos-textuais.html

Crônica - Gênero Textual do Tipo Narrativo.

É um texto, predominantemente, narrativo. No entanto, há traços argumentativos ao final.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo