Quando se observa a violência transgeracional presente nos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2022 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q1911820 Psicologia
Quando se observa a violência transgeracional presente nos conflitos conjugais, pode-se ponderar que os papéis sexuais estereotipados, herdados das experiências de infância de cada cônjuge,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Querido aluno, vamos analisar a questão sobre violência transgeracional e conflitos conjugais.

Alternativa correta: D - poderão levar à naturalização da violência como forma de negociação na relação conjugal.

A questão aborda um tema complexo e sensível, que é a violência transgeracional nos conflitos conjugais. Esse conceito refere-se à transmissão de padrões de comportamento violentos de uma geração para outra. Tais padrões são frequentemente influenciados pelas experiências vividas durante a infância dos cônjuges.

Para compreender a questão, é importante conhecer os fatores que podem manter ou modificar esses comportamentos estereotipados dentro de uma relação conjugal. Veja abaixo a justificativa para cada alternativa:

A - dificilmente serão modificados por fatores de proteção externa, como a rede de apoio: Esta alternativa está incorreta porque, embora a modificação de papéis sexuais estereotipados seja complexa, fatores de proteção externa, como redes de apoio, podem ser extremamente eficazes. Esses fatores fornecem suporte e recursos que podem ajudar na mudança de comportamentos violentos.

B - poderão se modificar apenas por intervenções da Justiça que coíbam condutas violentas: Esta alternativa também está incorreta. Embora intervenções judiciais sejam importantes para coibir a violência, a mudança de papéis estereotipados não depende apenas dessas intervenções. Outros fatores, como apoio psicossocial, também são cruciais para uma mudança efetiva.

C - só se modificarão a partir de fatores internos do casal, como a resiliência individual: Esta alternativa é parcialmente correta, mas não suficiente. Fatores internos como a resiliência são importantes, mas a modificação de comportamentos violentos geralmente exige uma combinação de fatores internos e externos, incluindo orientação profissional e suporte social.

D - poderão levar à naturalização da violência como forma de negociação na relação conjugal: Esta alternativa é correta. Quando padrões violentos são transmitidos de geração em geração, existe um risco significativo de que a violência seja naturalizada na relação conjugal. Isso significa que os cônjuges podem começar a ver a violência como uma forma "normal" de resolver conflitos, perpetuando o ciclo de violência.

E - tenderão a mudar naturalmente à medida que a relação do casal desenvolver sua própria história: Esta alternativa está incorreta. A mudança natural dos papéis estereotipados não ocorre simplesmente com o passar do tempo. Muitas vezes, é necessário um esforço consciente e intervenções específicas para modificar padrões de comportamento violentos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A perpetuação de papéis sexuais estereotipados, especialmente quando associados a experiências de infância, pode contribuir para a naturalização da violência em uma relação conjugal. A violência transgeracional pode ser um ciclo difícil de romper, especialmente se esses papéis estereotipados não forem questionados e modificados ao longo do tempo. Portanto, a opção D reflete essa preocupação com a naturalização da violência.

D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo