Cotas para que te quero Cotas são ações afirmativas baseada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2594882 Conhecimentos Gerais
Cotas para que te quero

Cotas são ações afirmativas baseadas no reconhecimento da realidade desigual e na aplicação de ações temporárias, especificamente direcionadas para grupos que não têm os mesmos acessos às oportunidades. [...] No Brasil, o assunto é polêmico. Mas houve ganhos nos últimos anos. Nunca se investiu tanto na pauta. Já foi provado que empresas com mais diversidade são mais lucrativas e retêm mais talentos. A lei de cotas nas universidades foi renovada. Nunca se viu tantos profissionais atuantes e que voltaram suas carreiras para debater a temática.

(Disponível em: https://oglobo.globo.com/. Acesso em: 09/02/2024.)

No Brasil, o sistema de cotas para o ingresso no ensino superior NÃO inclui:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Estrangeiros.

O tema das cotas no ensino superior brasileiro é uma questão complexa e frequentemente debatida. As cotas são um exemplo de ações afirmativas, que têm como objetivo corrigir desigualdades históricas e garantir maior acesso à educação para grupos marginalizados.

Para resolver a questão apresentada, é necessário conhecer os grupos que são contemplados pelo sistema de cotas no Brasil. Atualmente, as cotas incluem, entre outros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Esses grupos têm enfrentado barreiras históricas significativas para acessar o ensino superior, justificando a implementação dessa política.

Vamos analisar as alternativas:

B - Estrangeiros: Esta é a alternativa correta. O sistema de cotas brasileiro não inclui estrangeiros como um grupo elegível, pois as cotas têm foco em promover a inclusão de grupos que historicamente sofreram exclusão social e educacional no Brasil.

A - Indígenas: Esta alternativa está incorreta porque os indígenas são, de fato, contemplados pelas cotas. Isso reflete o reconhecimento da necessidade de políticas para nivelar as oportunidades educacionais para povos indígenas.

C - Quilombolas: Também uma alternativa incorreta, já que quilombolas fazem parte dos grupos beneficiados pelas cotas. Este grupo tem um histórico de marginalização e as políticas de ação afirmativa buscam corrigir tais desigualdades.

D - Pessoas com deficiência: Esta alternativa está incorreta, pois pessoas com deficiência são incluídas no sistema de cotas, visando garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados e promovidos no acesso à educação.

A questão oferece uma visão sobre como as políticas de cotas são estruturadas para abordar desigualdades sociais e educacionais específicas no Brasil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo