Assinalar o período CORRETAMENTE pontuado:
O cerco ao tráfico
Num momento em que o tráfico de entorpecentes e o crescente poder do crime organizado surgem como fatos nefastos para a sociedade brasileira e como _________ para a normalização da vida das pessoas, um episódio, como o ocorrido no Morro da Embratel, em Porto Alegre, merece destaque. Moradores do local promoveram uma reação organizada contra a imposição da lei do silêncio e do toque de recolher por parte de um consórcio de traficantes. A reação permitiu que as quadrilhas fossem desarticuladas pelas forças policiais e os quadrilheiros, presos. Trata-se de um exemplo que
deixa lições importantes, a começar pela demonstração de que, com apoio dos cidadãos, a polícia pode ser eficaz e ágil, mapear o crime e seus tentáculos e produzir resultados promissores na guerra contra a criminalidade.
O caso do Morro da Embratel reflete, de alguma maneira, a exaustão da sociedade em relação ___ presença prepotente das organizações criminosas que, além de representarem uma usina de crimes e um evidente fator de desagregação social, impõem-se às comunidades como espécies de Estados paralelos. A união dos cidadãos entre si e com as autoridades é a maneira mais adequada de eliminar essas ________ e de isolar os traficantes. O exemplo carioca das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) confirma que esse é o caminho para o resgate de populações e de territórios para a cidadania, evitando sua marginalização e sua rendição ao crime.
Obviamente, a colaboração da sociedade nesse tipo de operação é sempre de alto risco e precisa ser
cercada do máximo de cuidado, devido ao risco de represálias. Por isso mesmo, o esforço recompensado da comunidade ameaçada é exemplar, pois os moradores do Morro da Embratel valeram-se de recursos singelos, como o telefone, para contribuir na operação, reforçando a importância de haver cada vez maiores facilidades para a realização, com segurança, desse tipo de colaboração.
Zero Hora, 3-6-2010.
Assinalar o período CORRETAMENTE pontuado:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Vamos analisar a questão de pontuação apresentada e entender por que a alternativa B é a correta.
Para resolver essa questão, é fundamental compreender o uso correto das vírgulas, que são empregadas, entre outras funções, para indicar pausas, separar elementos de uma enumeração, isolar aposto e vocativo, e destacar adjuntos adverbiais deslocados no início da oração.
Análise da alternativa correta (B):
Na alternativa B, a pontuação está correta, conferindo clareza e fluidez ao período:
No entendimento do Ministério Público do Trabalho, a solução para retirada dos adolescentes de atividades, como o tráfico de drogas, passa pela educação e pelo apoio à família, mas é preciso refletir qual educação é essa.
Vamos detalhar o porquê da correção:
- "No entendimento do Ministério Público do Trabalho" - Não é necessário isolar essa expressão com vírgulas porque ela não constitui um adjunto adverbial extenso e não está deslocada.
- “de atividades, como o tráfico de drogas,” - A vírgula antes de "como" é correta, pois "como o tráfico de drogas" é uma explicação adicional e deve ser isolada.
- “mas é preciso refletir qual educação é essa.” - A ausência de vírgula antes de "mas" está correta, porque não se usa vírgula entre orações coordenadas aditivas e adversativas quando não há uma pausa enfática.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A:
No entendimento do Ministério Público, do Trabalho, a solução para retirada dos adolescentes, de atividades como o tráfico de drogas, passa pela educação, e pelo apoio à família, mas é preciso refletir qual educação é essa.
Erros:
- A vírgula entre "Ministério Público" e "do Trabalho" é incorreta, pois separa desnecessariamente o nome da instituição.
- A vírgula entre "adolescentes" e "de atividades" é desnecessária.
- A vírgula antes de "e pelo apoio à família" é incorreta, pois não se separa elementos de uma mesma enumeração com vírgula.
Alternativa C:
No entendimento, do Ministério Público do Trabalho, a solução para retirada dos adolescentes de atividades como o tráfico de drogas passa pela educação e pelo apoio à família mas é preciso, refletir qual educação é essa.
Erros:
- A vírgula após "entendimento" é desnecessária e errada, pois não há motivo para separar esse termo do restante da frase.
- Faltou a vírgula após "atividades", para isolar a explicação "como o tráfico de drogas".
- Também faltou a vírgula antes de "mas", que é opcional, mas comum para marcar a adversidade.
- A vírgula após "refletir" é incorreta, pois não há necessidade de separação.
Alternativa D:
No entendimento do Ministério Público do Trabalho, a solução para retirada dos adolescentes de atividades, como, o tráfico de drogas, passa pela educação e pelo apoio à família, mas é preciso refletir, qual educação é essa.
Erros:
- A vírgula após "atividades" é correta, mas a vírgula após "como" é desnecessária e errada.
- A vírgula antes de "qual educação é essa" é incorreta e desnecessária.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E lá precisava de texto antes das alternativas? O texto nem menciona Ministério Público do Trabalho...
b.
Ler o texto só vai deixar você confusa (o).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo