Considere as assertivas abaixo sobre as licenças dos servid...
I. É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença por motivo de doença em pessoa da família.
II. A licença para atividade política exige que o servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele seja afastado, a partir do quinto dia seguinte ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o quinto dia seguinte ao do pleito.
III. Para os fins da licença para capacitação, após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
Está correto o que se afirma APENAS em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (51)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: I - por motivo de doença em pessoa da família; II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; III - para o serviço militar; V - para atividade política; V - para capacitação; VI - para tratar de interesses particulares; (...) § 3o É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo. Item II está ERRADO
Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral. § 1o O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o décimo dia seguinte ao do pleito Item III está CERTO
Art. 87. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
De acordo com a Lei 8.112/90 ÍTEM I CORRETO
Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:
LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA
>>> 60 dias com remuneração
>>> 90 dias sem remuneração
>>> até um total de 150 dias, num período de 12 meses.
É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença por motivo de doença em pessoa da família.
-------------------------------------------------------------------------------------------
LICENÇA PARA ATIVIDADE POLÍTICA
Será sem remuneração durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária como candidato a cargo eletivo e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
>>> Esse período não é contado como tempo de serviço.
Será com remuneração a partir do registro de candidatura perante a Justiça Eleitoral até o décimo dia seguinte ao da eleição, somente pelo período de três meses.
>>> Esse período é contado como tempo de serviço.
-------------------------------------------------------------------------------------------
LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO PESSOAL
>>> Concedida a cada quinquênio de efetivo exercício
>>> Servidor precisa ser estável;
>>> Será apenas por 03 meses, com remuneração;
>>> Conta com tempo de serviço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo