Considere as assertivas abaixo sobre as licenças dos servid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111174 Direito Administrativo
Considere as assertivas abaixo sobre as licenças dos servidores públicos civis federais, nos termos da Lei no 8.112/1990.

I. É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença por motivo de doença em pessoa da família.

II. A licença para atividade política exige que o servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele seja afastado, a partir do quinto dia seguinte ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o quinto dia seguinte ao do pleito.

III. Para os fins da licença para capacitação, após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a Lei 8.112/90   ITEM I está CERTO

Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:
  I - por motivo de doença em pessoa da família; II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; III - para o serviço militar; V - para atividade política; V - para capacitação; VI - para tratar de interesses particulares; (...) § 3o  É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo.   Item II está ERRADO
  Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.   § 1o  O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o décimo dia seguinte ao do pleito   Item III está CERTO
  Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
Corrigindo pequena falha do ótimo comentário do amigo Aprendiz:

De acordo com a Lei 8.112/90 ÍTEM I CORRETO

Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:
 
I - por motivo de doença em pessoa da família;
II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
III - para o serviço militar;
V - para atividade política;
V - para capacitação;
VI - para tratar de interesses particulares;
(...)
§ 3o  É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo.
 
ÍTEM II ESTÁ ERRADO:
 
Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
 
§ 1o  O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o décimo dia seguinte ao do pleito
 
ÍTEM III ESTÁ CORRETO:
 
Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
Excelente sua atitude. Esses comentários, que nada agregam, estão transformando a parte mais interessante do QC num verdadeiro lixo.

LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA

>>> 60 dias com remuneração

>>> 90 dias sem remuneração

>>> até um total de 150 dias, num período de 12 meses.

É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença por motivo de doença em pessoa da família.

-------------------------------------------------------------------------------------------

LICENÇA PARA ATIVIDADE POLÍTICA

Será sem remuneração durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária como candidato a cargo eletivo e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

>>> Esse período não é contado como tempo de serviço.

Será com remuneração a partir do registro de candidatura perante a Justiça Eleitoral até o décimo dia seguinte ao da eleição, somente pelo período de três meses.

>>> Esse período é contado como tempo de serviço.

-------------------------------------------------------------------------------------------

LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO PESSOAL

>>> Concedida a cada quinquênio de efetivo exercício

>>> Servidor precisa ser estável;

>>> Será apenas por 03 meses, com remuneração;

>>> Conta com tempo de serviço.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo