Considere que um delegado, quando foi interrogar Carlos e Jo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15371 Raciocínio Lógico
Considere que um delegado, quando foi interrogar Carlos e José, já sabia que, na quadrilha à qual estes pertenciam, os comparsas ou falavam sempre a verdade ou sempre mentiam. Considere, ainda, que, no interrogatório, Carlos disse: José só fala a verdade, e José disse: Carlos e eu somos de tipos opostos. Nesse caso, com base nessas declarações e na regra da contradição, seria correto o delegado concluir que Carlos e José mentiram.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores


Com base no enunciado, ou Carlos está falando a verdade ou José fala a verdade, e com base no princípio da contradição onde que, se ao supor verdadeira uma proposição P, for obtido que a proposição P ^ (~P) é V, então P não poderá ser verdadeira, logo P será falsa.

Testando cada situação:

Situação 1)

    Carlos disse: José só fala a verdade.

    José disse: Carlos e eu somos de tipos opostos.

    Assim temos:

    Carlos disse: José só fala a verdade. (Implica em José também falar a verdade)

    José disse: Carlos e eu somos de tipos opostos. (Contradição, pois se ambos só falam a verdade,  José não poderia falar que ambos são de tipos opostos.)

Situação 2)

    Carlos mente:

    Carlos disse: José só fala a verdade. (Implica em José mente)

    José  disse:  Carlos  e  eu  somos de tipos opostos. (Ambos só mentem, logo, isto que foi dito por José é uma mentira, essa possibilidade fica coerente)


Assim, Carlos e José sempre mentem.


RESPOSTA: CERTO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ou os dois dizem a verdade, ou os dois mentem:Se Carlos diz (José só fala a verdade) fosse V, criaria uma contradição com o que foi dito por José (Carlos e eu somos de tipos opostos), que teria que assumir valor V, contradizendo o enunciado (ou ambos mentem, ou falam a verdade)Mas por outro lado se Carlos diz (José só fala a verdade) assumir valor F, não há qualquer contradição com o que fora dito por José, estando assim os dois mentindo ao mesmo tempo.Gabarito: "certo"
Carlos: "-José fala sempre a verdade" pode ser:verdade - então se josé fala a verdade, carlos mentiriamentira - então josé mente, mas isso seria uma mentira de carlos, logo uma contradiçãoEntão carlos mente, como se um mente, todos mentem, a resposta está certa.Para comprovar teste a afirmação de josé:José : "-Carlos e eu somos opostos" se provamos que carlos mente, josé também mente e fica claro na sua afirmação, já que não são opostos.
O ponto está quando José fala que "ele e carlos são de tipos opostos" contrariando assim o enuciado anteriormente confirmado no enuciado da questao.Como o que José fala é mentira tomaremos tambem o que carlos falou como mentira, ou seja, os dois mentiram.QUESTÃO VERDADEIRA

A contradição não é quando tudo é FALSO ??!!.....será que isso justifica tal falsidade de Carlos e José ??...pois se alguém disser a verdade não será contradição (de acordo com o enunciado da questão "com base na regra da contradição").
ALGUÉM PODERIA ESCLARECER ??? OBRIGADO

 

Uma proposição simples é contradição quando sua lógica argumentativa se choca com o argumento gerado por outra proposição simples!

Uma proposição composta é contradição quando para qualquer valor lógico assumido é inevitavelmente falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo