Quanto às rochas metamórficas que ocorrem na Terra, julgue o...
Os silicatos são os minerais mais abundantes das rochas metamórficas, pois as rochas parentais também são ricas nesses minerais.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo. Vamos explorar o porquê dessa resposta ser a correta.
Os silicatos são, de fato, os minerais mais abundantes nas rochas metamórficas. Isso acontece porque essas rochas se formam a partir de transformações em rochas preexistentes, que são chamadas de rochas parentais. As rochas parentais, por sua vez, são geralmente ricas em minerais silicáticos, que são os componentes majoritários da crosta terrestre. Assim, durante o processo de metamorfismo, esses silicatos são reconfigurados, mas continuam a ser os minerais predominantes.
Para entender melhor essa questão, é importante conhecer o ciclo das rochas e os processos metamórficos. O metamorfismo ocorre quando rochas são submetidas a condições de alta pressão e temperatura, alterando suas características mineralógicas e texturais sem que a rocha derreta. Isso pode resultar em novas formas cristalinas, cores e texturas, mas os silicatos, devido à sua abundância nas rochas originais, permanecem dominantes.
Outra razão pela qual os silicatos são predominantes é porque eles são quimicamente estáveis em várias condições de temperatura e pressão, e, assim, podem persistir e se adaptar durante o processo metamórfico.
Portanto, o item está correto ao afirmar que os silicatos são os minerais mais abundantes nas rochas metamórficas.
Se a questão tivesse uma alternativa "E - errado", seria incorreta, porque não consideraria a predominância e a estabilidade química dos silicatos nas rochas metamórficas, conforme explicado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MINERAIS COMUNS DE ROCHAS METAMÓRFICAS Os silicatos são os minerais mais abundantes das rochas metamórficas, pois as rochas parentais também são ricas nesses minerais (ver Quadro 3.5). Os minerais típicos das rochas metamórficas são o quartzo, o feldspato, a mica, o piroxênio e os anfibólios (os mesmos silicatos também característicos das rochas ígneas). Muitos outros silicatos – como a cianita, a estaurolita e algumas variedades de granadas – são exclusivos das rochas metamórficas.
Fonte: Livro Para Entender a Terra, pq 79.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo