A última alteração na regionalização oficial do Brasil, real...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: C, já que a questão pede primeiro Tocantis e depois Goiás.
Em 1970, o Brasil recebeu o desenho regional atual. Foi criada a região Sudeste, composta pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.
A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em virtude das alterações da Constituição de 1988. Com as mudanças realizadas, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O Estado do Tocantins foi criado após o desmembramento do norte de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado ao estado de Pernambuco.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-divisao-regional-territorio-brasileiro.htm
Ver: artigo 13, Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, CF/88.
Não esquecer dos detalhes. [ Tocantins e Goiás passaram a fazer parte de duas regiões distintas, que são, respectivamente:] No enunciado da questão tem a palavra "respectivamente". Lembrar que Goiás se localiza no Centro-Oeste, então fica evidente a questão correta.
Alternativa C
Essa estava dada, o quão importante é ler o enunciado da questão, a palavra RESPECTIVAMENTE já elimina as 3 alternativas incorretas, dado o fato do Estado de Goiás estar situado no Centro-Oeste, a ALTERNATIVA C está correta.
Caberia recurso, questao mais idiota kkkk ler o ununciado é importante, mas elaborar uma questao requer mais inteligencia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo