Assinale a alternativa em que a vírgula foi omitida em relaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251722 Português
Leia o texto para responder à questão.

Mulheres do cinema brasileiro

        A sétima arte nasceu e se desenvolveu tendo a figura masculina em primeiro plano. À mulher foi delegado o papel de coadjuvante à frente e atrás das câmeras, tampouco foi valorizada sua autoria nas narrativas audiovisuais. Ainda que avanços tenham ocorrido nas últimas décadas, as mulheres ainda apresentam baixa representatividade no cinema brasileiro, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine): apenas 20% e 25% ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente. Documentários e ficções assinados por mulheres têm sido valorizados em câmera lenta tanto nas bilheterias quanto em indicações e premiações em festivais mundo afora. Apesar do vagaroso progresso de representatividade feminina, ainda é preciso haver uma revisão histórica para que o legado das pioneiras do cinema brasileiro seja reconhecido e preservado.
        “Nos anos 1930–1940, as mulheres finalmente tornaram- -se diretoras de cinema no Brasil. Cleo de Verberena, Gilda de Abreu e Carmen Santos integram a lista das primeiras cineastas, seguidas por Carla Civelli e Maria Basaglia. A trajetória do cinema feito por mulheres deste período é uma fagulha acesa em 1930, que reacende com força na metade dos anos 1940 e varia de intensidade nos anos 1950”, descreve a pesquisadora Margarida Maria Adamatti, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
        Enquanto essas e outras pioneiras do cinema brasileiro enfrentam o perigo do esquecimento, uma nova geração lida com outras dificuldades na produção cinematográfica. “Ainda hoje falta representatividade para as mulheres no cinema nacional, já que elas são minoria nos elencos e produções, desproporcionalmente à sua presença na sociedade brasileira. Para as mulheres negras, a falta de representatividade é ainda mais grave”, aponta a pesquisadora Carolinne Mendes da Silva, doutora em história social pela Universidade de São Paulo.

(Mulheres do cinema brasileiro. Revista E, junho de 2023) 
Assinale a alternativa em que a vírgula foi omitida em relação ao trecho original, sem prejuízo da norma-padrão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão trata da pontuação, um aspecto essencial da gramática que influencia diretamente a clareza e a compreensão dos textos. O foco está em identificar a alternativa onde a vírgula foi omitida em relação ao trecho original sem comprometer a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativa Correta: B

No trecho: "... apenas 20% e 25% ocupam cargos de direção e roteiro respectivamente.", a vírgula após "roteiro" foi omitida corretamente. A vírgula poderia ser utilizada para separar o advérbio "respectivamente" do restante da frase, mas não é obrigatória. A ausência dessa vírgula não compromete a norma-padrão, pois a frase continua clara e compreensível.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Em "Ainda que avanços tenham ocorrido nas últimas décadas as mulheres ainda apresentam baixa representatividade...", a falta da vírgula após "décadas" prejudica a clareza da oração subordinada adverbial. A vírgula é necessária para separar a oração principal da subordinada.

C - No trecho "Apesar do vagaroso progresso de representatividade feminina ainda é preciso haver uma revisão histórica...", a ausência da vírgula após "feminina" compromete a separação entre a oração introdutória e a principal.

D - "Ainda hoje falta representatividade para as mulheres no cinema nacional já que elas são minoria nos elencos e produções..." necessita de vírgula após "nacional" para separar a oração principal da oração subordinada adverbial.

E - Em "... aponta a pesquisadora Carolinne Mendes da Silva doutora em história social pela Universidade de São Paulo.", a vírgula é necessária após "Silva" para isolar a expressão explicativa "doutora em história social pela Universidade de São Paulo".

Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor a importância da vírgula na construção de frases claras e precisas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab B

Acompanhando

GABARITO B

Advérbio depois da oração principal: vírgula facultativa;

Advérbio deslocado (antes da oração principal): vírgula facultativa;

Adjunto adverbial depois da oração principal: vírgula facultativa;

Adjunto adverbial deslocado: vírgula obrigatória.

B) apenas 20% e 25% ocupam cargos de direção e roteiro respectivamente.

RESPECTIVAMENTE - ADJUNTO ADVERBIAL

Está empregado de forma canônica S,V,O + ADJ.A

Contém apenas 1 palavra, ou seja, curta extenção.

O emprego da vírgula é facultativo.

Das duas formas estarão respeitando a regra gramatical.

A

Ainda que avanços tenham ocorrido nas últimas décadas, as mulheres ainda apresentam baixa representatividade... (Or. Sub. Adv. Concessiva deslocada);

B

... apenas 20% e 25% ocupam cargos de direção e roteiro respectivamente. (1º parágrafo);

C

Apesar do vagaroso progresso de representatividade feminina, ainda é preciso haver uma revisão histórica... (Or. Sub. Adv. Condicional deslocada);

D

Ainda hoje falta representatividade para as mulheres no cinema nacional, já que elas são minoria nos elencos e produções... (Or. Sub. Adv. Concessiva deslocada);

E

... aponta a pesquisadora Carolinne Mendes da Silva, doutora em história social pela Universidade de São Paulo. (oração apositiva, verbo "ser" em elipse).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo