A toxicologia forense relaciona-se à ciência que responde às...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3027558 Veterinária
A toxicologia forense relaciona-se à ciência que responde às demandas judiciais, ao analisar vestígios na procura de substâncias de origem tóxica que possam contribuir como provas periciais. Na medicina veterinária, é aplicada em casos de suspeita da presença de substâncias nocivas em animais vivos ou mortos e em seus produtos ou subprodutos (SPINOSA; GÓRNIAK; PALERMO-NETO, 2020).
Para auxiliar na solicitação de exames toxicológicos, em função da existência de diversas espécies animais, da natureza química das diferentes substâncias, dos métodos analíticos e de suas limitações, é sempre necessário realizar a seleção adequada de matrizes biológicas, a coleta, o armazenamento e o transporte corretos, bem como correlacionar os achados anatomopatológicos e os vestígios observados durante a necropsia.
Sendo assim, tendo como base os achados de necropsia indicativos de intoxicação e que auxiliam no encaminhamento de vestígios para a análise toxicológica, correlacione os itens a seguir, considerando o vestígio observado e a possível suspeita de agente intoxicante:

I. Material granular azulado, enegrecido
ou prateado no trato gastrointestinal.
II. Material colorido (azul, verde, rosa)
em conteúdo gástrico ou fecal.
III. Odor de alho.
IV. Odor adocicado.
V. Odor frutado/aromático.

( ) praguicidas anticolinesterásicos.
( ) dicumarínicos.
( ) compostos organofosforados, à base de fósforo; arsênio.
( ) clorofórmio; hidrocarbonetos halogenados.
( ) solventes; etanol.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Alternativas