O emprego do sinal indicativo de crase em "às necessidades" ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26486 Português
Imagem 001.jpg
Julgue os itens a seguir, a respeito da organização das idéias e das
estruturas lingüísticas do texto acima.
O emprego do sinal indicativo de crase em "às necessidades" (L.12) é obrigatório; a omissão desse sinal provocaria erro gramatical por desrespeitar as regras de regência estabelecidas pelo padrão culto da linguagem.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ATENDER pode ser tanto transitivo direto quanto indireto, ou mesmo intransitivo (Toquei duas vezes mas ninguém atende / esse médico atende bem / ele só atende em casa).• Como transitivo indireto, ele pede a preposição A:Atenderemos ao pedido na próxima semana. Atenderemos a quaisquer pedidos via internet. Lamento não poder atender à solicitação de recursos. A reitoria atendeu às reivindicações. O juiz atendeu ao requerimento. • Como transitivo direto, ele é usado sem a preposição:Atenderemos o pedido na próxima semana. Atenderemos quaisquer pedidos via internet. Lamento não poder atender a solicitação de recursos. A reitoria atendeu as reivindicações. O juiz atendeu o requerimento. É importante observar que raramente o pronome "lhe" é utilizado. Ou seja: empregam-se preferentemente as formas diretas (o/a/os/as) quando o complemento verbal é um pronome: Júlia e Jane, vamos atendê-las em seguida. Posso atendê-lo, senhor? Foram muitas as reivindicações, e a reitoria as atendeu parcialmente. Comunicamos aos nossos clientes que vamos atendê-los em novo endereço.

Errado. Não provocaria erro gramatical. Poderia-se usar somente a preposição "a", sem a presença do artigo (a necessidades). Se a questão se referisse à semântica, então estaria certo, visto que alteraria o sentido da frase.

Não provocaria erro gramatical. Apenas deixaria atender com o mesmo sentido de atender alguem, e não com sentido de atender alguma coisa (necessidade é coisa, e nao uma pessoa)

deve-se notar que há crase por causa da existência de locução prepositiva (às necessidades de), e não devido à regência do verbo...

Essa questão de 2007 está com o gabarito EQUIVOCADO.

Evidentemente poderíamos sim omitir o sinal indicativo de crase sem violar a gramática, DESDE QUE A PREPOSIÇÃO FIQUE ISOLADA, E NÃO ACOMPANHADA DO ARTIGO NO PLURAL. Portanto assim deveria ficar: "a necessidades", e não "as necessidades" 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo