Um concurso público de provas e títulos para o provimento de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q168308 Direito Administrativo
Considerando que a ANVISA é uma autarquia federal, julgue os
itens a seguir.

Um concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos técnicos efetivos na ANVISA é uma modalidade de licitação que adota o tipo melhor técnica.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO. Na verdade, o examinador tenta confundir o candidato afirmando serem a mesma coisa o CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTOS DE CARGOS e o CONCURSO, modalidade de licitação, os quais, de semelhante, têm apenas o nome e nada mais.
O Concurso, modalidade licitação, está previsto no §4º do art. 22 da Lei 8.666/93 que define o concurso como:
A modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de PRÊMIOS ou REMUNERAÇÃO aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias”.
O art. 52 da Lei 8.666/93 estipula que o concurso deve ser precedido de regulamento próprio, a ser obtido pelos interessados no local indicado no instrumento convocatório.
O regulamento deverá indicar:
I – a qualificação exigida dos participantes;
II – as diretrizes e a forma de apresentação do trabalho;
III – as condições de realização do concurso e os prêmios a serem concedidos.
Além disso, aos concursos não se aplicam os tipos de licitação (menor preço, melhor técnica etc). São avaliados, os concursos (modalidades de licitação), a partir dos critérios estabelecidos no regulamento próprio citado no art. 52.
A modalidade de licitação concurso, apesar de semanticamente semelhante, não tem ligação alguma com o conceito de concurso público realizado nos termos do inc. II do art. 37 da Constituição Federal. Neste, o objetivo é se selecionar PESSOAS para ocupar CARGOS/EMPREGOS públicos; naquele, o objetivo é selecionar TRABALHOS.
FONTE (com adaptações): http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/cyonil_cunha_toque10.pdf
ERRADO

Só para complementar.


Licitação Dispensável:

Contratação de instituição brasileira de fim específico (inciso XIII);
Essa contratação somente pode ser realizada sem licitação se essa instituição brasileira foi constituída para a pesquisa, ensino, desenvolvimento institucional ou para a recuperação social do preso.
Outros dois requisitos impostos pela norma são: essa instituição deve ter reputação ético-profissional inquestionável e não pode ter fins lucrativos.
Esse é o fundamento usado pela Administração para a contratação direta da maioria das instituições responsáveis pela elaboração de concursos públicos no Brasil.

Fonte: Estratégia concursos, Daniel Mesquita.
1º) As Modalidades de licitação são 5 (cinco): Concorrência, Leilão, Tomada de Preços, Convite e Concurso, conforme exposto pelos amigos acima, o concurso neste caso é onde os candidatos elaboram projetos arttísticos, técnicos ou ciêntíficos para ganharem algum tipo de premiação, conforme Edital. Nós que prestamos concurso público não apresentamos nenhum tipo de trabalho ou projeto, o que já evidencia de início um erro grosseiro nesta questão.

2º) O conruso decorere da Administração Burocrática, do Princípio da impessoalidade e tem como principal amparo a Constituição Federal, "Art. 37 - II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas.....", Não tendo assim nenhuma correlação com Licitação, embora a licitação seja tambem decorrência do Princípio da Impessoalidade. A licitação, grosseiramente falando é um procedimento em que as propostas mais vantajosas (menor preço, melhor técnica e preço e melhor técnica)  para a Administração respeitada as fases prevista em Lei são escolhidas.
Art. 45. (Lei 8.666)  O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.
§ 1o  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:
I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;
II - a de melhor técnica;
III - a de técnica e preço.
IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.
um salve para aqueles que colocam respostas REPETIDAS!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo