Segundo as normas contábeis brasileiras, na hipótese da ado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1071416 Contabilidade Geral
Segundo as normas contábeis brasileiras, na hipótese da adoção inicial do custo atribuído ao ativo imobilizado, a sua contrapartida será contabilizada como ajuste diretamente
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

diz respeito ao ativo imobilizado, a administração da entidade pode identificar bens ou conjuntos de bens de valores relevantes ainda em operação,com relevância em termos de provável geração futura de caixa, e que apresentem valor contábil substancialmente inferior ou superior ao seu valor justo.Com isso seja adotado, como custo atribuído (deemed cost), esse valor justo. Essa opção é aplicável apenas e tão somente na adoção inicial, não sendo admitida revisão da opção em períodos subsequentes ao da adoção inicial.Consequentemente, esse procedimento específico não significa a adoção da prática contábil da reavaliação de bens. Se realizada reavaliação do imobilizado anteriormente, enquanto legalmente permitida, e substancialmente representativa ainda do valor justo, podem seus valores ser admitidos como custo atribuído. Devem ser contabilizados tendo por contrapartida a conta do patrimônio líquido denominada Ajustes de Avaliação Patrimonial.

Eu entendo que o Ajuste de Avaliação Patrimonial é um resultado abrangente, então tanto a alternativa A como a C estão corretas.

Rapaz, complicado. Nova estrutura conceitual dispõe totalmente diferente

6.81 Nesses casos, mensurar o ativo adquirido, ou o passivo incorrido, ao seu custo histórico pode não fornecer representação fidedigna dos ativos e passivos da entidade e de quaisquer receitas ou despesas resultantes da transação ou outro evento. Assim, pode ser apropriado mensurar o ativo adquirido, ou o passivo incorrido, ao custo atribuído, conforme descrito no item 6.6. Qualquer diferença entre esse custo atribuído e qualquer contraprestação dada ou recebida será reconhecida como receita ou despesa no reconhecimento inicial. - ASPECTOS GERAIS

Porém, o CPC 27 trata especificamente das plantas portadoras ao mencionar o custo atribuído

80C. A entidade pode optar por mensurar um item de plantas portadoras pelo seu valor justo no início do período mais antigo apresentado nas demonstrações contábeis (...) esse valor justo como custo atribuído (deemed cost) nessa data. Qualquer diferença entre o valor contábil anterior e o valor justo deve ser reconhecida em lucros acumulados no início do período mais antigo apresentado - NO PL.

Portanto, a alternativa não tem uma resposta objetiva!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo