No âmbito dos conselhos e conferências de saúde, as equipes ...
uma recorrente demanda apresentada ao profissional de serviço
social, julgue os itens subsequentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Vamos entender o tema central da questão que envolve assessoria e consultoria em serviço social no contexto dos conselhos e conferências de saúde. Esses espaços são fundamentais para a prática do controle social, um dos pilares da gestão democrática em saúde.
O conceito de controle social implica a participação ativa da sociedade na formulação, execução e avaliação de políticas públicas. De acordo com a Lei nº 8.142/1990, que regulamenta a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), esse controle deve ser exercido pelas comunidades, não sendo centrado no poder do Estado.
Portanto, a ideia de que as equipes de assessoria devem ter como referência a neutralidade e um controle social centrado no poder do Estado está incorreta. Tais equipes devem, na verdade, facilitar o empoderamento da sociedade civil, promovendo a participação ativa e crítica dos cidadãos nos processos decisórios.
Agora, vamos justificar a escolha da alternativa "errado":
- Neutralidade: Na prática de assessoria e consultoria, principalmente em contextos de saúde, a neutralidade é vista como um mito, pois assumir uma posição neutra pode, na verdade, perpetuar desigualdades e injustiças sociais. O papel do assistente social é ser um agente de transformação social.
- Controle social centrado no poder do Estado: Isso contraria o princípio fundamental de participação comunitária e controle social, que busca descentralizar o poder e dar voz às comunidades, conforme mencionado na Lei nº 8.142/1990.
Portanto, afirmar que as equipes de assessoria devem seguir uma concepção de neutralidade e controle social centrado no estado é uma visão equivocada, pois não está alinhada com os princípios da prática profissional do serviço social e da legislação vigente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assessoria é uma ação que visa auxiliar, ajudar, apontar caminhos, por isso,detém uma intenção de alteração, transformação da realidade.
Não há neutralidade na assessoria , pois o profissional detem de inteção de alteração da realidade dos sujeitos.
Não há neutralidade...
A centralidade é no Estado e na Sociedade cícil, que coletivamente tem poder de decisão.
gab. ERRADO
No âmbito dos conselhos e conferências de saúde, as equipes de assessoria devem ter como referência a concepção de neutralidade e de controle social centrado no poder do Estado.
O assessor, muitas das vezes, apresentará proposições que não serão aceitas por quem esse profissional assessora. Isso é previsível, pois o assessor não possui a prerrogativa de executor de ações. Mas, isso não quer dizer que o assessor seja um sujeito neutro. Ao contrário, se o profissional é credenciado para ser assessor é porque há um reconhecimento da sua capacidade. Assim, como a premissa da crítica é um pressuposto da democracia, é importante que o assessor não se omita e indique seus argumentos favoráveis ou não a tal ação.
IN: Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica, Murilo MATOS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo