O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método...
O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.
A falta de preocupação do trabalhador em zelar pela sua
própria vida leva à psicossomatização, elemento comum na
sintomatologia das psicopatologias do trabalho.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando a organização do trabalho não facilita rearranjos e quando a relação do trabalhador com a organização está bloqueada, o sofrimento tem início. A energia pulsional se acumula e quando a capacidade de contê-la é superada, ela recua para o corpo, desencadeando perturbações.
Assim, as causas da somatização não podem ser reduzidas a uma conduta individual do trabalhador. Elas estão necessariamente relacionadas a sua interação com os aspectos socioambientais do trabalho.
Gabarito: Errado.
pode levar*
A falta de preocupação do trabalhador em zelar pela sua própria vida leva à psicossomatização, elemento comum na sintomatologia das psicopatologias do trabalho.
ERRADA
A PSICOSSOMATIZAÇÃO ESTÁ LIGADA À PSICODINÂMICA DO TRABALHO, DE DEJOURS. O AUTOR ABANDONOU O TERMO "PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO".
Errado. A psicossomatização não é necessariamente causada pela falta de preocupação do trabalhador com sua própria vida. Embora o estresse no trabalho possa contribuir para a psicossomatização, há uma variedade de fatores que podem desempenhar um papel nesse processo, incluindo aspectos psicológicos, sociais e ambientais.
A psicossomatização é um fenômeno em que questões emocionais ou psicológicas são convertidas em sintomas físicos. Ou seja, problemas emocionais, como estresse, ansiedade ou conflitos internos, podem se manifestar no corpo na forma de sintomas físicos, tais como dores de cabeça, dores musculares, problemas gastrointestinais, entre outros, sem uma causa física evidente.
#CNU2024 #AFT2024 @SEREICONCURSADAX
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo