O psicólogo organizacional deve preservar o sigilo profissio...
do psicólogo organizacional, julgue os itens subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (errado)
O tema abordado na questão refere-se ao sigilo profissional dos psicólogos, em especial aqueles que atuam na área organizacional. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, os profissionais de psicologia têm a obrigação de preservar o sigilo das informações obtidas no exercício de sua função, salvo em situações excepcionais previstas em lei ou mediante o consentimento do cliente.
No contexto organizacional, o psicólogo deve manter o sigilo sobre as informações pessoais dos trabalhadores. No entanto, a questão apresenta a situação específica em que o psicólogo é chamado a depor em um processo trabalhista. Nessa circunstância, o psicólogo pode ser dispensado do dever de sigilo se houver uma ordem judicial específica, mas ainda assim, deve proceder com extrema cautela.
A alternativa é considerada errada porque, embora o psicólogo deva preservar o sigilo, há exceções legais — como uma ordem judicial — que podem obrigá-lo a revelar certas informações em juízo. Portanto, afirmar que ele deve manter o sigilo inclusive nessas situações, de maneira categórica e sem margem para exceções, está incorreto.
É importante que os candidatos compreendam que o sigilo é um princípio fundamental na psicologia, mas não é absoluto. Em casos de determinação judicial, o psicólogo deve seguir as orientações legais, sempre buscando salvaguardar ao máximo a confidencialidade das informações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não entendi o erro desta questão!
Alguém pode explicar?
Ali era pra ter EXCETO, pois esse é a única exceção quando você está sob juízo. E mesmo assim, o psicologo não deve contar tudo, APENAS o fato direto sobre a questão em juízo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo